Logo Jornal Interação

Coluna do Francisco Géa

20//12/2019- 18:51

PorEditor1

dez 20, 2019

“A ORIGEM DAS MÚSICAS NATALINAS”

“HISTÓRIAS”

Francisco José Géa

O Natal é a festa mais comemorada no Brasil, entretanto é a menos brasileira de todas as festas, veja o porquê disto tudo:

O nosso “PAPAI NOEL” surge todo agasalhado, inclusive com grossas peles, a sua vestimenta é para quem está sentindo muito frio. É um PAPAI NOEL, importado, que aparece no seu trenó, que é puxado por renas.

Na ceia natalina, os brasileiros comem “avelãs”, “nozes”, “castanhas”, “amêndoas”, “panetones italianos”, tudo ricos em calorias, isto tudo em nosso “inverno” (Verão), com maiis ou menos 40º graus de temperatura.

Então nas músicas, tocadas e cantadas, 99% são de músicas importadas, sobretudo dos clássicos americanos e europeus, como “WHITE CHRISTIMAS” composição do genial “IRVING BERLIN”, “ADESTE FIDELIS” de JOHN RIEDING, “JINGLE BELLS (já de domínio público), “OH TANNENBAUM”, também de domínio público, “SINOS DE PRATA” de J. EVANS e P. LIVINGSTON, “SERENATA” de ENRICO TOSELI, “SERENATA DE NATAL de FRANZ SCHUBERT, “AVE MARIA de FRANZ SCHUBERT, “AVE MARIA NATALINA” do compositor italiano BONAVENTURA SOMMA, além da bem conhecida e bastante tradicional, a qual ela é sempre tocada, principalmente na Noite de Natal, que se chama de “NOITE FELIZ” ou “NOITE SILENCIOSA”, que é uma composição de FRANZ GRUBER e JOSEPH MOHR.

 

“A ORIGEM DA CANÇÃO “NOITE FELIZ”

Está música, pode facilmente ser considerada como o “Hino Oficial do Natal”, que é a maior festa da cristandade, ou seja “ A Festa Do Natal”. Pois bem, a história registra que esta música natalina, é de origem religiosa, e que ela surgiu na AUSTRIA, no ano de 1818, na cidadezinha de OBERNODORG, na noite de Natal, quando um jovem padre de nome JOSEPH MOHR, lia a bíblia, num fim de tarde, onde estava nevando muito. E quando chegou a noite, ele celebrou a Missa do Galo. Após a celebração desta missa, Padre MOHR, sem sono, sentou à mesa e começou a escrever em versos, as suas impressões sobre aquele dia festivo. Era um poema improvisado, mas o Padre MOHR, ficou tão entusiasmado, com aquilo que ele acabara de escrever, que levou para o seu amigo, que era professor de escola primária, mas também músico e organista de nome FRANZ GRUBER, para musicar aquelas sensíveis letras.

Passado alguns dias, GRUBER, terminou a sua tarefa e a entregou para o seu parceiro musical, sendo que hoje, muitos anos se passaram e a “NOITE FELIZ” é uma música natalina de aceitação universal, sempre cantada e ouvida com a mesa emoção, por gente de todas as raças e ate de diferentes religiões, em todo o mundo.

(FIM)

Francisco José Géa

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *