Logo Jornal Interação

O Trigésimo Sétimo Batalhão de Polícia Militar realizou na última semana (26/11/2019) duas solenidades de formatura da Trigésima Quarta turma de formandos do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd. O Proerd consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. Os objetivos específicos do programa incluem:

  • Desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.
  • Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.
  • Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.
  • Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes.
  • Abrir um diálogo permanente entre a “Escola, a Polícia Militar e a Família”, para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.

O Proerd é aplicado de forma ininterrupta desde o ano de 2003 em Araxá e desde o ano de 2009 todas as crianças matriculadas no quinto ano do ensino fundamental, de todas as redes de ensino, participaram das aulas do Proerd e este ano, de forma inédita, foram realizadas duas solenidades, sendo uma pela manhã e outra no período da tarde em um bairro periférico da cidade, o Max Newmann.

As solenidades foram desenvolvidas no Ginásio Poliesportivo Rymer Dias Duarte – Fininho, da Escola Municipal Romália Porfírio de Azevedo Leite foram bastante concorridas e contou com a presença de diversas autoridades, servidores da Rede Municipal de Educação, familiares dos formandos e com a presença de 746 (setecentos e quarenta e seis) alunos de 15 (quinze) escolas municipais, 5 (cinco) delas instaladas na Zona Rural.

Anteriormente, as solenidades do Proerd eram realizadas no Centro Cultural do SESC. O objetivo de levar a formatura do Proerd para aquele bairro, além de aproveitar uma bela estrutura, foi o de valorizar as pessoas de bem que vivem naquela comunidade com duas belas cerimônias o que fez aumentar a autoestima delas ao receberem a visita de mais de 2000 pessoas de todas as partes da cidade.

Para coroar as solenidades de formatura do Proerd, a Secretária Municipal de Educação Edna de Edna de Fátima Resende Campos, paraninfa da 34ª Turma de Formandos do Proerd, fez dois discursos emocionantes, levando as lágrimas diversos pais presentes no local.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *