Logo Jornal Interação

Durante encontro em Londres, Belo Horizonte foi escolhida para receber a reunião anual da Organização Mundial do Café em setembro de 2013.

A cidade de Belo Horizonte foi escolhida para sediar o maior evento internacional da cafeicultura em 2013, a 50ª reunião da Organização Internacional do Café (OIC). A eleição da capital mineira, por unanimidade, ocorreu em Londres (Inglaterra), nesta segunda-feira (24).

Os encontros da OIC são anuais. Em Londres, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, apresentou aos membros da organização o potencial do Estado para receber um evento internacional.

Esta será a primeira vez que o Brasil irá sediar uma reunião da OIC, o principal fórum intergovernamental que trata das questões do café.  Seus membros representam 38 países exportadores e 32 importadores, que respondem por 97% da produção mundial de café e mais de 80% do consumo global do grão.

“A reunião da OIC em Belo Horizonte dará maior projeção ao café de Minas e do Brasil”, ressaltou o secretário, que participa da delegação brasileira com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária e Ministério das Relações Exteriores.

Atuação no mercado internacional 

A OIC, por meio da atuação de representantes governamentais e do setor privado, promove a melhoria da qualidade do café, fomenta a expansão do consumo mundial do grão e coordena projetos de desenvolvimento cafeeiro destinados a agregar valor e aprimorar a comercialização.

Além disso, a organização assegura a transparência do mercado, disponibilizando informações objetivas e abrangentes sobre o setor global por meio de dados estatísticos e estudos de mercado.

O Brasil é o maior produtor mundial de café e Minas Gerais é o líder da produção nacional. Com mais de um milhão de hectares plantados, o Estado é responsável por aproximadamente 50% da safra brasileira. O café é o principal produto de exportação do agronegócio mineiro e é vendido para mais de 60 países do mundo.

Segundo o secretário, essa liderança foi conquistada com grandes safras de café produzidas de acordo com as exigências dos consumidores internacionais. “A qualidade do nosso café é mantida com a parceria do governo estadual, por intermédio de iniciativas como o Certifica Minas Café (programa de certificação da Secretaria da Agricultura). Nosso objetivo é estimular a busca de cafés de qualidade e de acordo com boas práticas que possam assegurar a sustentabilidade da produção conforme as exigências dos mercados interno e externo”, observa. (AM)

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *