Logo Jornal Interação

Associação Araxaense de Ciclismo promove evento para conscientizar população sobre um meio ambiente melhor.

Na manhã do último sábado, 22, numa mobilização em Araxá, ciclistas araxaenses estiveram incumbidos de provocar uma reflexão sobre a dependência que o cidadão criou ao uso de carro ou moto. A ideia partiu da Associação Araxaense de Ciclismo (Acicla), composta por um grupo de ciclistas que convocou a população para participar do evento relacionado ao Dia Mundial Sem Carro, sempre lembrado no dia 22 de setembro na Avenida Antônio Carlos.

De acordo com o presidente da Acicla, Paulo Rogério Jerônimo, o Dia Mundial Sem Carro, criado na França, em 1997, tem como objetivo estimular uma reflexão nas pessoas sobre o uso excessivo do carro no mundo inteiro. “Estamos tentando fazer com que o pessoal tenha uma atitude de deixar o carro em casa e, pelo menos um dia, saia com um transporte alternativo, bicicleta, patins etc. Desde que o dia foi criado na França, essa mobilização vem tomando uma proporção muito grande, e as maiores cidades do Brasil estão aderindo ao movimento”, disse.

A mobilização marcou o primeiro evento organizado pela Acicla, criada há 4 meses. “Nós somos 25 associados que querem divulgar o ciclismo em toda a região. A nossa expectativa é de que cerca de 50 ciclistas da associação participem da mobilização. Nós vamos distribuir folder de conscientização sobre o uso do transporte alternativo nas ruas de Araxá”.

Para a empresária Cláudia Maria Bastos, que foi parada pelos ciclistas, é uma grande iniciativa. “A população não sabe sobre os benefícios que ela pode ter com a utilização com menos frequência do carro ou da moto. Então acho que é uma grande iniciativa que poderia ter mais aqui em Araxá”, comentou.

Segundo o ciclista Lucas Tadeu Ferreira, andar de bicicleta ou de outro veículo alternativo tem os seus benefícios. “Você se sente muito melhor transitando com outro veículo, pois a pessoa não fica muito estressada com o trânsito caótico, além dos benefícios para a saúde que, dentre outros, é a prática de um exercício. Quando as pessoas se conscientizarem por um mundo ecologicamente menos poluído, com certeza, vai diminuir a poluição”, colocou.

Dicas como melhor planejamento de seus deslocamentos e andar a pé ou de bicicleta em distâncias mais curtas, a utilização de transportes coletivos pelo menos um dia por semana para ir ao seu trabalho e o motorista preferir automóveis com propulsores movidos a álcool contribuem para uma boa relação entre o homem e a natureza.

A mobilização do Dia Mundial Sem Carro serve também como uma forma de alertar aos governantes sobre a colocação de uma ciclovia para os ciclistas em Araxá. “Nós não temos uma malha viária que seja favorável ao ciclista. Eu acho que já passou da hora de Araxá ter uma ciclovia. Quando se fala em ciclista, não é só o pessoal que compete, pode ser o estudante, o trabalhador da periferia, muitas pessoas que não têm segurança para utilizar esse meio de transporte. Nossa proposta é fazer uma malha ciclável, ou seja, uma ciclovia, para interligar [ruas e bairros em] Araxá. Acredito que o acesso ao barreiro, por exemplo, se tivesse uma ciclovia segura, Araxá/barreiro a maioria da população iria utilizar e com certeza contribuiria para um meio ambiente mais harmonioso”, salientou Paulo.

O próximo evento promovido pela Acicla, em Araxá, será no próximo dia 12 de outubro, com um pedal beneficente que consiste em colocar a criança em contato com o ciclismo, arrecadando brinquedos e entregando-os nos bairros da cidade.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *