Destaque »

CIMTB: Avancini vence pela 5ª vez em Araxá

20 de Abril de 2018 – 1:49 |

Henrique Avancini e Chloe Woodruff  foram os mais rápidos na somatória de tempo. Decisão aconteceu na tarde de domingo (15).
Com a mão aberta em alusão as 5 vitórias Avancini soltou o grito de vitoria com muita …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +

Saiba dicas de tratamento para doenças reumáticas

Mais de 15 milhões de pessoas, no Brasil, sofrem diariamente com os sintomas das doenças reumáticas.

As doenças reumáticas são um grande problema de saúde pública no Brasil. São a segunda maior causa de afastamento temporário do trabalho e a terceira causa de aposentadorias precoces por invalidez. Isto porque um pequeno número, dos mais de cem tipos de doenças reumáticas, pode ser curado.

Porém, apesar de a minoria das doenças reumáticas apresentarem possibilidade de cura, a maioria pode ser controlada, proporcionando uma vida normal ao seu portador. Isso depende, na maioria dos casos, da reabilitação física do paciente.

De acordo com o médico reumatologista, membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Carmo de Freitas, existem pessoas que estão com problemas relacionados a doenças reumáticas, mas insistem em não se tratar. “Há pessoas que têm, por exemplo, problemas nas articulações que dão sustentação ao corpo, estão acima do peso e se negam, mesmo com a prescrição do médico, a fazer uma dieta associada a uma atividade física”, contou o médico.

De acordo com o reumatologista, apesar da constante descoberta de novos medicamentos, é preciso ajudar esse paciente a compreender que o melhor resultado para o seu tratamento dependerá das mudanças que terá que efetuar em seus hábitos de vida.

Confira algumas dicas:

 ü  Caminhar utilizando o calçado adequado é o melhor exercício para prevenir os diversos tipos de doenças reumáticas;

ü  Para quem trabalha sentado, é necessário manter uma postura correta e, de tempos em tempos, fazer relaxamento muscular e exercícios de alongamento;

ü  Nas atividades que implicam esforços repetitivos, relaxar e alongar os músculos em intervalos regulares é importantíssimo;

ü  Evitar esforços excessivos e, ao levantar pesos, manter a coluna ereta, pode evitar muitos problemas futuros.

ü  Durante o sono, é recomendável não usar colchões muito moles e travesseiros muito baixos ou altos demais, o que pode provocar vários problemas na coluna.