Logo Jornal Interação

Carta para Maria

17//10/2019- 14:12

PorEditor1

out 17, 2019

 

O que é a Tocata

Como vem acontecendo, será realizada dia 18-09-2015, a 25º Tocata! Tocata, ao pé da letra, “é uma composição de um só movimento para cravo, piano, etc. “Tocata para o Orquestra dos Irmãos Porfírio de Azevedo, de mais ou menos 1925 a 1965 – era a hora dos ensaios, à tardinha, na “casa mãe” onde os irmãos se reuniam, atendendo a um convite do líder que podia ser o Vande, o Apulchro, o Gusmão, o Genaro ou o Mário – todos de saudosa memória.

“ – Hoje tem toque!” – era o lembrete, e a tocata acontecia para o público da época. Sem pagar nada, apenas encantado, ouvia, horas seguidas, de pé, sob as árvores do jardim Av. Antônio Carlos, a música que tem o dom de acordar os bons momentos vividos por cada ouvinte; em todos os tempos.

Tocata – hoje, é um movimento musical iniciados pelas netas – Ângela e Beatriz – que relembra e homenageia o Mastro Elias Porfírio de Azevedo. Ele era, sobretudo, um Sonhador, além de cantor, compositor, instrumentista, arranjador maestro. Com justiça, considerado o Músico Araxaense do Século XX. Sonhou viver sua musicalidade, desde a juventude, no Seminário de Mariana e no Colégio Caraça, onde teve o primeiro contato com as notas musicais, os instrumentos, aprendendo a executar músicas  sacras no órgão da Capela.

Ser sacerdote não era sua vocação.

Abandonou o Seminário, retornou à sua terra natal, Araxá. Casou-se jovem, foi pai de 10 filhos. Todos aprenderam a solfejar!

A mãe, D. Maria Dolores Ferreira de Ávila, era violonista e soprano.

… Ouvi contar: que seu dom foi a chama que atraiu, formou o casal! O Maestro nasceu em 18 de setembro de 1881, se fosse possível viver tanto, este ano estaria completando 134 anos.

Faleceu em 1965. Vive no nosso sangue! Vive na nossa lembrança!

Criou, lá pelos idos de 1905 – não temos;

A data precisa – a primeira Escola de música da cidade, dentro dos padrões da época, com o objetivo claro – Ensinar a música aos que quisessem aprender, sem ônus financeiro, para o aluno, ou para os cofres da pequenina cidade.

Não havia mestres nas redondezas. Ele foi buscá-los em São Paulo, Uberaba, Rio de Janeiro, dividindo com eles sua residência o seu lar na Av. Antônio Carlos nº 116. O Casarão defronte ao Unibanco. Restaurado por um neto do Maestro, é imponente, receptivo. Fez de alguns cômodos da casa, sua Escola. Lá, hoje funciona o Memorial Araxá.

… O quarto das “Fardas” recebeu essa designação para sempre… ouvi contar histórias… Vi, nas paredes os pregos enormes forjados, sob encomenda, onde eram dependurados os instrumentos da Banda Santa Cecília… as fardas, os quepes da corporação que criara, homenageou com o nome da Santa Cecília, a padroeira da Música

…Há um canto, um armário pesado guardava as partituras…

…Depois… Depois o tempo passou!…

Deixou a Estória para a História.

As gerações antes de 1965 ainda lembram da Orquestra dos Irmãos Porfírio de Azevedo, sua última apresentação foi no Aniversários da cidade em 1965

Formada pelos Irmãos, deixou notas inesquecíveis, insuperáveis na sala do Casarão.

Os componentes, todos de saudosa memória eram:

-Ao piano, tio Apulchro

-Saxafone, tio Mário

-Violino, tio Genaro

-Flauta, tio Vande

-Acordeon, tio Gusmão

Em festividades especiais, o Grupo era enriquecido pelos risonhos e exímios instrumentalistas;

Clovim Cardoso – Violino

Ademar Guimarães – Pratos

Jove – Baterista

Todos Falecidos.

A tocata sempre contou com apoio:

-da Prefeitura Municipal de Araxá

– da fundação Cultural Calmon Barreto

– da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfirio de Azevedo

– da CBMM

-da Via Araxá

-da Docebom

-da Vecol

-de alguns Familiares como a Maria Ângela Azevedo Bittar, Pianista que com elegância, talento de corpo e alma se dedica a realizações da Tocata, programando Grupos de alto nível, momento imperdível em nossa cidade.

Aonde encontrar outro descendente fervoroso é um desafio aos artistas de hoje.

A presença da Pianista é um acontecimento fascinante da sua Arte no nosso tempo, nos faz resonhar.

A Tocata é uma homenagem ao 18 de setembro, sempre no dia 18-09! A Tocata foi a pequenina semente de hoje frondosa árvore que é a Escola de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo, criada pelo então Prefeito Dr. Waldir Benevides de Ávila.

O Maestre era um Sonhador!

Sonhou, realizou, sua criação movimentou o século XX. Focará para as gerações futuras como um TALENTO muito além das buscas da terra, das efervescência do TER.

As idéias movimentam o Mundo.

 

Academia Araxaense de Letras

Cecília Beatriz Porfírio Pereira Rosa

Cadeira – 07

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *