Logo Jornal Interação

Coluna do Francisco Géa

19//09/2019- 13:10

PorEditor1

set 19, 2019

“ETERNOS ÍDOLOS DA M.P.B”

“30 ANOS SEM A MUSA INSPIRADORA DA NOSSA MÚSICA”

“A INESQUECIVEL NARA LEÃO”

1989-2019

Francisco José Géa

 

Parte 01

 

“APRESENTAÇÃO”

Uma das vozes mais importantes da música popular brasileira, NARA LEÃO , a qual faz parte de uma das maiores cantoras, que surgiu no pais, nos últimos tempos, cujo nome verdadeiro era de NARA LOFEGO LEÃO, no último dia 7 de junho, completaram exatamente 30 anos de sua morte, deixando assim um enorme vazio na nossa música e na nossa cultura. O que eu sei e pressinto, é como ela está fazendo falta.

 

“O INICIO”

NARA LEÃO nasceu na cidade de VITÓRIA (Espírito Santo) no dia 19 de janeiro de 1942 e quando tinha apenas um ano de vida, seus pais mudaram-se, para a cidade do RIO DE JANEIRO, juntamente com sua irmã, a conhecida jornalista DAUZA LEÃO.

Quando tinha 12 anos de idade começou a tocar violão e foi quando se envolveu com importantes personalidades da “bossa nova”, gente como ROBERTO MENESCAL LYRA, VINICIUS DE MORAIS e outros, para depois já fazer a sua estréia como uma cantora de destaque.

“ESTILO MUSICAL”

O seu estilo e a sua voz eram bastante peculiares, porque possuía uma maneira bem própria, em virtude que possuía uma voz de extensão bem pequena, com um estilo intimista, sendo que a sua voz teve uma adaptação maravilhosa com a Bossa Nova. Ela também cantava e com muita desenvoltura outros estilos musicais, tanto nas musicas românticas de autoria de Roberto Carlos e também nas inovações estilísticas de Caetano Veloso ou Chico Buarque ou nas composições de Gilberto Gil, Sidney Myller ou Torquato Neto, passando pelo estilo da Tropicalia, além de cantar, muito bem e de ser a primeira cantora a dar voz ai samba de morro carioca.

 

“LIVRO”

No mercado editorial existe um completo e maravilhoso livro sobre toda a sua carreira, que foi lançado em 2001, uma completa biografia, escrito por SERGIO CABRAL (o pai, é ótimo escritor), que merece ser lido e conhecido.

 

(Continua na próxima edição)

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *