Logo Jornal Interação

A noite da última terça-feira, 18, contou com as apresentações do quinteto da cidade de Belo Horizonte e do coral ‘Sol de Araxá’.

O maestro Elias Porfírio de Azevedo foi homenageado pela Escola Municipal de Música, esta que leva o seu nome, nesta terça-feira, 18, no novo Teatro Municipal, construído recentemente na avenida Antônio Carlos, com a 22ª edição do Tocata, que contou com as atrações do grupo Quinteto, de Belo Horizonte, e do coral “Sol de Araxá, regido pela maestrina Titina Rosa.

“A escola sempre foi parceira nesse evento com muito orgulho, pois o maestro é o nosso patrono. Nossa expectativa é excelente para proporcionar os eventos culturais de Araxá, pois, nos últimos três anos, a Tocata foi realizada no museu, e agora, aqui no Teatro Municipal, proporcionamos maior comodidade ao nosso público”, disse a diretora da Escola Municipal de Música, Débora Arantes Afonso Francisco.

A Tocata é um movimento musical iniciado pelas netas de Elias, Ângela e Beatriz, que relembram e homenageiam o maestro, um músico que contribuiu para a cultura de Araxá.

A origem do nome “Tocata” vem dos irmãos Porfírio de Azevedo, que se reuniam na hora dos ensaios intitulada por eles com esta expressão. A Tocata atraía grande número de pessoas para a avenida Antônio Carlos, que se tornava um interessante ponto de encontro de fãs da Música Popular Brasileira (MPB), entre os anos de 1925 e 1965.

De acordo com a neta de Elias, Maria Ângela de Azevedo, seu avô foi um grande incentivador de movimentos culturais, sendo considerado o músico araxaense do século 20. “Foi o maior nome da música de Araxá, uma pessoa muito culta, que acreditava na cultura de nosso povo. É uma honra estar aqui hoje [18] apresentando esse vasto currículo para toda a população de Araxá”, disse Ângela.

Elias Porfírio de Azevedo, além de maestro, era cantor, compositor, instrumentista e arranjador. Ele nasceu em 18 de setembro de 1881 e faleceu no ano de 1965. Se estivesse vivo, o maestro completaria 131 anos de idade. Elias foi o responsável pela criação da primeira escola de música de Araxá, com o objetivo de passar os conhecimentos dessa arte, sem ônus financeiro, para o aluno da época e, como não havia mestres na redondeza, foi buscá-los em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A Tocata foi uma pequena semente que contribuiu para a criação da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo em 1990, na administração do então prefeito Waldir Benevides de Ávila.

O novo teatro municipal recebeu, entre outras atrações, o coral “Sol de Araxá”, regido pela maestrina Titina Rosa. “Sou maestrina do coral há 17 anos. Eu me sinto muito honrada, porque essa Tocata é de muita tradição e já faz parte da programação oficial da cidade, então, de vez em quando, a Ângela me chama para participar. Para mim, é motivo de muita honra e devo muita coisa à Maria Ângela, que foi minha incentivadora. É uma honra estar aqui, principalmente nesse teatro novo”, comentou.

“Que emoção estar aqui hoje! Para mim, é um momento único, de muita comemoração, pois, estamos participando desta homenagem de um importante maestro da nossa cidade. É um regaste cultural para quem pertenceu àquela época e também uma oportunidade para jovens e adultos conhecerem mais sobre Elias Porfírio”, ressaltou o integrante do coral araxaense, Émerson Isaac.

A apresentação da 22ª edição do Tocata foi aberta gratuitamente ao público, no novo Teatro Municipal, ação que representou, para muita gente, a oportunidade de conhecer melhor o evento. “Eu estou achando o evento maravilhoso. Araxá está de parabéns, por incentivar a realização desse evento. É a primeira vez que vou e achei louvável a iniciativa. É uma opção a mais para sair de casa e se divertir”, destacou a dona de casa, Juliana Aparecida Carneiro.

“É uma coisa nova na cidade, que é realizar esse tipo de evento em um teatro. Araxá não tinha essa tradição e quem ganha com isso são os moradores, pois proporciona a chance de conhecer a ‘Tocata’ e de participar de melhores atrativos para a cidade”, finalizou o terapeuta Serafim Eusébio.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *