Logo Jornal Interação

Coluna do Alcino de Freitas

28//06/2019- 12:36

PorEditor1

jun 28, 2019

 

Brasil vence o Paraguai na abertura

das quartas de final da Copa América

Abrindo as quartas de final da Copa América, ontem, quinta-feira, Brasil e Paraguai se enfrentaram na Arena Grêmio, em Porto Alegre, com vitória do Brasil nos pênaltis depois de empate por 0 a 0 no tempo normal.  O jogo começou bastante disputado, com o Brasil tendo mais posse de bola, chegando em velocidade, com deslocamento constante de seus atacantes, porém sem boa finalização. Mas a melhor chance de gol foi do Paraguai, aos 28 minutos, que obrigou Alisson a uma importante defesa em chute de Derlis González. O segundo tempo começou igual, com o Brasil tentando furar a retranca do Paraguai que tentava chegar em contra-ataques. Aos 9 minutos o árbitro marcou pênalti em Firmino, e após consulta ao VAR mudou para falta fora da área, mas pela falta expulsou Balbuena, que já tinha cartão amarelo. A partir daí o jogo virou ataque contra defesa, pois o Paraguai não conseguia mais sair do seu campo. No melhor ataque brasileiro, aos 45 minutos Willian chutou e a bola chocou-se com o poste direito do Paraguai. Com o empate, a decisão foi para os pênaltis, vencido pelo Brasil por 4 a 3.

O Brasil jogou com: Alisson; Daniel Alves (Paquetá), Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís (Alex Sandro); Allan (Willian), Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Firmino e Éverton. Além deste jogo, ficaram definidos os outros três jogos pelas quartas de final da Copa América: Colômbia x Chile, Uruguai x Peru e Venezuela x Argentina.

 

 

 

Brasil goleia o Peru em São Paulo

Depois do empate contra a Venezuela, o Brasil jogou com o Peru na Arena Corinthians no sábado passado pela última rodada da primeira fase da Copa América e goleou por 5 tentos a 0. Com a vitória, o Brasil ficou em primeiro lugar no Grupo A. O técnico Tite escalou os seguintes jogadores: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís (Alex Sandro); Casemiro (Allan), Arthur e Philippe Coutinho (Willian); Gabriel Jesus, Firmino e Éverton. Aos 13 minutos, após cobrança de escanteio, Casemiro cabeceou, a bola tocou na trave e voltou para ele que, novamente de cabeça, abriu o placar. Aos 19 minutos o segundo gol do Brasil: o goleiro Gallese, na saída de bola, chutou em cima de Firmino e a bola foi no poste direito de sua meta. No rebote, Firmino driblou o goleiro e empurrou para as redes. Ainda no primeiro tempo, aos 31 minutos, Éverton fez a jogada pela esquerda, trouxe para o pé direito e soltou a bomba, marcando o terceiro gol brasileiro. Ainda deu tempo de Alisson praticar ótima defesa aos 41 minutos, em chute forte de Trauco. O Brasil voltou com o mesmo entusiasmo para o segundo tempo e aos 9 minutos Daniel Alves recebeu passe de Firmino e fuzilou o gol peruano. Fechando a goleada, Willian fez um belo gol de fora da área aos 45 minutos. E, aos 48 minutos, Gabriel Jesus sofreu e cobrou pênalti defendido pelo goleiro peruano.

 

Bolívia perde para a Venezuela

No sábado, jogaram no Mineirão, pela terceira rodada do grupo A da Copa América, Bolívia e Venezuela, com vitória da equipe venezuelana por 3 a 1.  Logo aos 2 minutos de jogo Machis, de cabeça, fez o primeiro gol da Venezuela. Aos 9 minutos do segundo tempo novamente Machis, desta vez com os pés, fez o segundo gol da Venezuela, uma das boas surpresas desta Copa América. Aos 37 minutos Morales diminuiu para a Bolívia, mas aos 40 minutos Martínez fez, de cabeça, o terceiro gol da Venezuela, dando números finais ao placar. Com esta vitória e a derrota do Peru para o Brasil, a Venezuela se classificou em segundo lugar no grupo A.

 

Argentina empata com o Paraguai

Quarta-feira passada, no Mineirão, jogaram Argentina e Paraguai pelo Grupo B da Copa América, com empate ao final por 1 a 1. A Argentina, que vinha de derrota para a Colômbia, veio pra cima do Paraguai, que também precisava da vitória, por ter empatado a primeira partida contra o Qatar. O jogo começou pegado como é de praxe entre equipes sul-americanas, principalmente quando está em disputa um título como o da Copa América. Aos 35 minutos, Sánchez recebeu um cruzamento da esquerda e de primeira fuzilou o gol argentino, inaugurando o placar. No segundo tempo, aos 9 minutos, o VAR acusou pênalti para a Argentina que Messi converteu, empatando o jogo. Aos 17 minutos Otamendi cometeu pênalti que Derlis González bateu e Armani defendeu no canto esquerdo. Com o empate, a Argentina permanece como última colocada do grupo.

 

Uruguai e Japão empatam em bom jogo

O Uruguai enfrentou o Japão na quinta-feira passada, na Arena Grêmio, pela 2ª rodada do Grupo C da Copa América, e empataram por 2 a 2. Aos 24 minutos, o Japão surpreendeu o Uruguai e marcou um belo gol em jogada individual de Miyoshi. Aos 28 minutos o VAR acusou pênalti duvidoso em Cavani, que Suarez converteu, empatando a partida. Aos 13 minutos, Miyoshi fez o segundo seu e do Japão, pegando rebote do goleiro Muslera. Aos 20 minutos, o Uruguai empatou com gol de Giménez.

 

Equador é derrotado pelo Chile

Na sexta-feira, no Estádio da Fonte Nova, em Salvador, Equador e Chile mediram forças pela segunda rodada da Copa América, com vitória do Chile por 2 a 1. O Chile dominava o jogo até os 8 minutos, quando Fuenzalida pegou o rebote e finalizou de primeira, fazendo o primeiro da equipe chilena. Aos 26 minutos Valencia bateu pênalti no centro do gol e empatou para o Equador. Aos 6 minutos Alexis Sánchez desempatou para o Chile. Aos 43 minutos Achilier foi expulso após dar uma cotovelada em Arturo Vidal.

 

Colômbia vence e se classifica

Na quarta-feira passada, pela segunda rodada do Grupo B da Copa América, Colômbia e Qatar se enfrentaram no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Ao final, nova vitória da Colômbia pelo placar de 1 a 0. O primeiro tempo foi bom, com boas chances para a Colômbia, mas o Qatar mostrou bom futebol e conseguiu segurar a seleção do craque James Rodriguez. No segundo tempo, logo aos 3 minutos, o árbitro marcou pênalti contra o Qatar, mas após consulta ao VAR voltou atrás.  O time colombiano continuou buscando o gol, e só aos 40 minutos conseguiu a vitória, com gol de cabeça de Zapata. Com esse segundo triunfo na competição da Conmebol, a Colômbia já tinha assegurada sua classificação para as quartas de final da Copa América.

 

Argentina vence o Qatar e se classifica

Precisando vencer para se classificar às quartas de final da Copa América, a Argentina enfrentou no domingo, na Arena Grêmio, a equipe do Qatar e acabou vencendo por 2 a 0. Logo aos 3 minutos o lateral do Qatar tentou sair jogando e entregou a bola nos pés de Martínez, que só teve o trabalho de colocar no canto esquerdo do goleiro, inaugurando o placar e dando mais tranquilidade para a Argentina. A partir daí o Qatar tentou uma reação e até ameaçou a defesa argentina, mas o primeiro tempo terminou mesmo com o gol solitário de Martínez. O segundo tempo continuou igual, com ambas as equipes buscando o gol, mas somente aos 36 minutos Aguero conseguiu fazer o segundo gol argentino, classificando o time para enfrentar a Venezuela nas quartas de final.

 

Colômbia vence o Paraguai

Na fonte Nova, em Salvador, a Colômbia pegou o Paraguai no domingo e venceu por 1 a 0, classificando-se para as quartas de final da Copa América com 100% de aproveitamento na primeira fase. Aos 30 minutos Cuéllar, jogador do Flamengo, marcou o gol para a Colômbia, por entre as pernas do goleiro Gatito Fernández, que joga no Botafogo. Após o gol colombiano, o Paraguai foi mais ofensivo, tentando o empate que lhe garantiria a classificação, mas não conseguiu furar o ferrolho da Colômbia que venceu e se classificou em primeiro lugar no Grupo B.

 

Chile perde para o Uruguai

Na última rodada da primeira fase da Copa América, pelo Grupo C se enfrentaram no Maracanã na segunda-feira Chile e Uruguai, com vitória dos uruguaios por 1 a 0. O Chile começou melhor nos primeiros quinze minutos, depois o Uruguai equilibrou a partida e criou as melhores chances. O segundo tempo foi igual para as duas equipes, mas aos 37 minutos o artilheiro Cavani marcou e colocou o Uruguai em primeiro lugar no grupo.

 

Seleção Feminina perde para a França na prorrogação

Jogando em Ocèane, na França, domingo passado, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol, a Seleção Brasileira feminina foi eliminada da competição, após empatar por 1 a 1 com a França no tempo normal. O gol da França foi marcado por Valerie Gauvin e o gol brasileiro foi de Thaísa. Na segunda etapa da prorrogação, Amandine Henry fez o gol que classificou a França para as quartas de final da copa.

 

 

Foto 1 – Dani Alves, capitão brasileiro, no jogo contra o Paraguai

Foto 2 – Éverton foi o melhor jogador do Brasil contra o P

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *