Logo Jornal Interação

 

Sarau, contação de história, música, teatro e conversa com escritores. Tudo isso está na programação infantojuvenil do Fliaraxá 2019. Ela foi pensada pelo escritor, tradutor e jornalista Leo Cunha que, pela terceira vez, é o curador da programação voltada para as crianças e jovens.  Leo Cunha já publicou mais de 50 livros infantis e juvenis, além de cinco livros de crônicas e traduções. Para ele, ser curador da programação infantojuvenil é um trabalho prazeroso e desafiador, pois a intenção é sempre trazer novidades para o evento e retomar o que vem dando certo ao longo dos anos. A programação inclui o Pré-Fliaraxá, que acontece de 10 a 18 de junho. Alunos de escolas públicas e particulares de ensino médio e fundamental de Araxá estão aproveitando bate-papos com autores, contação de história e outras atividades. “E teremos também autores de literatura infantil conversando com professores, pais e demais interessados, sobre temas importantes como leitura, fantasia, imaginação e contos”, diz Leo Cunha.  Os convidados para esta edição foram cuidadosamente selecionados pelo curador. “Eu escolhi autores importantes e premiados da nossa literatura infantil”, diz. Um deles é Alexandre Rampazo, que acabou de receber o Troféu Monteiro Lobato de literatura infantil e o Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Tem também Luiz Antônio, autor com mais de 100 obras publicadas, e Pedro Bandeira, recordista de vendas. Outro destaque é Ala Mitchell, autor de livros espíritas com a Turma da Mônica, que tratam temas universais como, a cidadania, o respeito e o amor. A programação terá ainda histórias com a booktuber Fernanda Oliveira, a Fê Feliz. Ela é autora de vários livros infantis, destacando-se a coleção de livros/cds Zoic e tem um canal de sucesso no youtube. Sarau do Tamanduel e Grupo Fratelo vão animar o público com teatro de linguagem popular, repleto de musicalidade, cores e humor.  Lucrécia Leite, contadora de histórias oficial da Livraria Leitura, e Marco Haurélio, poeta que ministra oficinas sobre o cordel e temas relativos à cultura popular brasileira também estão na programação. Une-se a eles Marina Colasanti, premiada escritora com mais de mais de 30 livros, entre histórias voltadas para o público infantil e enredos direcionados aos adultos.

 

Confira a programação:

 

 Quarta-feira, 19 de junho

08:00 – Sarau do Tamanduel  – Salatiel Silva e Grupo Fratelo

09:00 – Histórias com Fê Liz

09:30 – Bate-papo com o autor Luiz Antonio Aguiar – Mediação Leo Cunha

14:00 – Sarau do Tamanduel  – Salatiel Silva e Grupo Fratelo

14:00 – Histórias com Lucrécia Leite

15:30 Bate-papo com o autor Pedro Bandeira – Mediação Fê Liz

 

 

 Quinta-feira, 20 de junho

11:00 – Histórias com Lucrécia Leite

13:00 – Histórias com Fê Liz

15:00 – Sarau do Tamanduel  – Salatiel Silva e Grupo Fratelo & Contadores do Núcleo de Incentivo à Leitura da SME com peça A Agulha e a Linha, do Machado de Assis.

16:00 – Fantasia e Imaginação – Pedro Bandeira

18:00 – Como encantar o leitor jovem com Machado de Assis – Luiz Antonio Aguiar

 

 

Sexta-feira, 21 de junho

11:00 – Histórias com Lucrécia Leite

13:00 – Histórias com Fê Liz

15:00 – Sarau do Tamanduel  – Salatiel Silva e Grupo Fratelo & Contadores do Núcleo de Incentivo à Leitura da SME com peça A Agulha e a Linha, do Machado de Assis.

16:00 – Promoção da leitura – Fê Liz

18:00 – Conto popular: heróis, risos e maravilhas – Marco Haurélio

 

 Sábado, 22 de junho

09:00 – Sarau do Tamanduel  – Salatiel Silva e Grupo Fratelo

11:00 – Histórias com Lucrécia Leite

14:00 – Histórias com Fê Liz

15:00 – Poesia, cordel e imaginação – Marco Haurélio

16:00 – Ala Mitchell e a criação de roteiros para a Turma da Mônica – Ala Mitchell

17:00 – O afeto e a imaginação na literatura infantil – Leo Cunha

 

 Domingo, 23 de junho

11:00 – Conto e reconto: tradição e invenção – Marina Colasanti, Marco Haurélio e Leo Cunha

12:00 – Histórias com Fê Liz

13:00 – Sarau do Tamanduel  – Salatiel Silva e Grupo Fratelo

14:30 – Histórias com Lucrécia Leite

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *