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Casos de hantavirose voltam a preocupar a microrregião de Araxá

19 de setembro de 2019 – 12:04 |

O tempo seco propicia a proliferação de doenças infecto contagiosas, como a hantavirose. Segundo a Superintendência Regional de Saúde (SRS Uberaba) neste ano já foram notificados sete casos de hantavirose. Os dados estão no Sistema …

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Audiência Pública debate cortes em Escolas de Tempo Integral

A Câmara Municipal recebeu, , Audiência Pública para tratar sobre Escolas de Tempo Integral, a pedido do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). A sessão foi presidida pelo Vice-Presidente da Casa da Cidadania, Vereador Fárley Cabeleireiro (DEM), e solicitada pelo Vereador Raphael Rios (SD). O encontro contou com as presenças da coordenadora do Sind-UTE em Araxá, Luciana Silva Aníbal; da superintendente regional de Ensino, Marilda Ribeiro Resende, representando a Secretaria de Estado de Educação; do juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Renato Zouain Zupo; da educadora Zulma Moreira, representando as diretoras de escolas estaduais; da inspetora local de ensino, Maria Cristina Oliveira Barreto; da conselheira tutelar Corina Moura e da conselheira dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elenice Veloso Paula. O debate relacionado à pauta ganhou destaque desde abril, quando o Governo Zema anunciou o corte de 80 mil vagasde Ensino Integral no estado, mas voltou atrás diante da má repercussão da medida. Nova proposta previu a manutenção imediata de 30 mil vagas, reabertura de mais 25 mil matrículas em agosto e 55 mil em fevereiro do ano que vem. Desta forma o governo garantiria as 110 mil cadeiras existentes em dezembro do ano passado. O Dr. Renato Zupo ponderou como a Escola Integral já é, há muitos anos, uma realidade nos países que mais investem em educação. Para ele, o governo de Minas reduziu os investimentos na pauta não só pela crise financeira, mas pela necessidade de um projeto melhor estruturado. O Juiz afirmou que a imagem acerca da Escola Integral no Brasil é inadequada, voltada para atividades extraclasse, enquanto o ideal seriam 8h de aulas por dia, com intervalo para almoço, devidamente fornecidas pelo Estado