Logo Jornal Interação

 Neste ano o tema escolhido é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”

Será comemorada no período de 18 a 25 de setembro deste ano em todo o país a Semana Nacional de Trânsito, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. Neste ano, o tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é:  “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”. O excesso de velocidade tem sido a principal causa de acidentes de transito que tem ceifado a vida de muitas pessoas, em sua grande maioria jovens na faixa etária de 18 a 25 anos.

As atividades são uma promoção do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá, da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Estadual, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiro, da Polícia Civil, do Sest/Senat, do Uniaraxá, do Rotary Clube Araxá Sul, do Sesc e do Departamento de Estradas de Rodagem – DER.

Na Semana Nacional de Trânsito serão desenvolvidas em Araxá ações que visam chamar a sociedade à reflexão para que condutores de veículos e pedestres possam ter um comportamento mais adequado e consciente no transito, de forma que possamos reduzir o numero de acidentes. Dados apontam que mais de 40 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil, vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante.

Em nossa cidade, no primeiro semestre deste ano, foram registrados 787 acidentes de transito. Deste total, 239 foram acidentes que resultaram pessoas feridas. Mais de 20 pessoas perderam as suas vidas em acidentes registrados em 2011 e 2012, somente no perímetro urbano de Araxá.

Toda a comunidade pode participar das atividades de conscientização e educação para o transito que serão realizadas no período de 18 a 25 de setembro.

Na próxima terça-feira, 18, será feita a abertura oficial da semana, com solenidade que ocorrerá às 19h no Centro Cultural do SESC. Neste evento também será realizada uma palestra com o tema: “Comportamento humano como maior gerador de acidentes no transito”.

Já no dia 21, sexta-feira, a partir das 19h, será realizada no Centro de Convivência do Uniaraxá uma palestra com o tema “Perfil cronogeográfico dos acidentes de transito com vítimas em Araxá”.

No domingo, dia 23, à partir das 9h, será realizado um grande evento recreativo no Barreiro, quando será promovida uma caminhada no entorno do lago norte e do grande hotel. Será montada a Rua do Lazer para que os pais possam levar os seus filhos para se divertirem na cama elástica, balão, pula-pula, tênis de mesa, desenhos para colorir, pintura de rosto, jogos de xadrez, dama, brincadeiras na piscina de bolinhas, escorregador e túnel. No local será montada, ainda, uma transitolandia para que as crianças possam brincar e, ao mesmo tempo, aprender um pouco sobre normas de segurança do transito.

Nos demais dias serão realizadas palestras nas escolas, curso de capacitação para educadores, blitz educativas em diversos pontos da cidade, distribuição de cartilhas e dicas de segurança no transito.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *