Destaque »

Malvinas e Villa Nova saem na frente na semifinal do Amador

19 de novembro de 2019 – 11:34 |

Começaram no último domingo, dia 17 de novembro de 2019,  no estádio Fausto Alvim, as semifinais do Campeonato Amador de Araxá, versão 2019, promovido pela Liga Araxaense de Desportos. Na primeira partida da manhã …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +, Entretenimento

Queima do Alho abre atividades do Rodeio Show em Araxá

Dia 13 de abril, a partir das 11h, no Expominas Araxá, oito comitivas de várias partes do país vão apresentar ao público o melhor da culinária rústica e saborosa das tropas de peões. Feijão tropeiro, arroz carreteiro, muita carne e cerveja gelada são parte de um cardápio que também mistura variedade e histórias no saber fazer. Quem adquire o ingresso come à vontade e poderá experimentar receitas que atravessam gerações. Nós separamos três pratos que você não pode deixar de provar durante o evento. A Comitiva 100% Rural traz para a Queima do Alho um cardápio consagrado: arroz carreteiro
feijão gordo, paçoca de pilão e a especialidade do grupo – a costela com milho verde. O alho amassado e a cebola picada são fritos na banha de porco. Ao dourarem, chega a costela que, no ponto, é coberta com água. Depois vem a batata que cozinha até desmanchar e o milho na espiga que empresta sabor especial à carne e vice-versa. “Trabalhamos em 40 pessoas. A costela é feita em caldeirões de ferro. Em média são seis horas de cozimento”, explica o presidente da Comitiva 100% Rural, Mário Cesar Alves. O sabor inconfundível é sempre um convite aos amantes da boa comida.  “Quem prova, repete”, garante Mário. A Comitiva Mágoa de Boiadeiro (Divinópolis/MG) costuma definir o prato como uma feijoada de feijão carioca. “No feijão gordo vai pezinho de porco, orelha, toucinho, barriga e carne de sol”, conta o comissário Antônio Carlos Guimarães. O preparo é uma atração à parte.  “Eu coloco ele no fogo cinco e meia da manhã para servir ao meio dia. Ele vai cozinhar devagarzinho, ao fogo lento, fogo de chão…O nosso tempero é alho, sal e cebola, só ”, revela. A comitiva, tricampeã da DivinaExpô cozinha, atualmente, em 40 cidades mineiras ao longo do ano. Para Araxá traz além do feijão gordo, carne na chapa, o feijão e o arroz tropeiro. A comitiva Equipe Edidany Barbosa presenteia o público com a sua especialidade: a farofa de jiló com abobrinha. O tempero inconfundível faz do prato um dos mais procurados nas festas realizadas pelo país.Acompanham o prato outras delícias da culinária típica. “Nossa comitiva faz ainda o arroz carreteiro, o feijão gordo, feijão tropeiro e paçoca”, adianta Edidany. Além de muita comida boa, 15 atrações (entre elas Ludy& Miller, Flávio e Leandro, Samba Quente e  Banda 100% Caipira) estão confirmadas. Os ingressos já estão à venda. Comprando você já está ajudando a Ampara, Consep, Lar Ebenézer, Asilo São Vicente e SOS.