Destaque »

Lídia Jordão faz palestra no 13º Encontro Mulheres com Direito

17 de maio de 2019 – 19:12 |

Lídia Jordão representou Minas Gerais, juntamente com mais nove mulheres da área do Direito, de outros estados do País. Ela foi convidada pela coordenação geral  do Encontro, através da Drª Fabiana Garcia. Para Jordão, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +, Cultura, Educação

Pré -Fliaraxá realiza atividades e lança o Prêmio de Redação 2019

Desde a última terça-feira,dia 02 de abril até hoje ( sexta-feira, dia 5 ), estão acontecendo bate-papos, roda de leitura e contação de histórias dentro das atividades do Pré-Fliaraxá, que tem por objetivo preparar a cidade para receber o Festival Literário de Araxá, que acontecerá em junho. Na programação também estão o lançamento da edição de 2019 do Prêmio de Redação Maria Amália Dumont, concurso realizado pelo Fliaraxá, destinado aos estudantes das escolas públicas e particulares de ensino médio e fundamental de Araxá. Todas as atividades são gratuitas. No dia 2 de abril, teve  bate-papo com o gestor Pierre André Ruprecht, diretor-executivo da Associação Paulista de Bibliotecas e Leituras (SP Leituras), que falou sobre o tema “O Papel da Biblioteca Pública na Atualidade”. A mediação será feita pelo jornalista César Campos. O evento aconteceu no Salão do Tribunal do Júri no UniAraxá. No dia 3 de abril, quarta-feira, ocorreu Roda de Leitura Virtual, com os curadores locais do Fliaraxá, os escritores Rodrigo Feres, Rafael Nolli e Luiz Humberto França. No evento, eles irão conversaram pela internet com os leitores e contaram detalhes sobre os preparativos para o Fliaraxá 2019 e as novidades desta edição. Levando-se em conta o tema do festival, “Literatura, Leitura e Imaginação”,  eles destacaram a grade da programação local, que terá como patrona Maria Santos Teixeira. No dia 4 de abril ( ontem), houve bate-papo com o escritor Leo Cunha, curador da programação infantil do Fliaraxá. No evento, o premiado escritor infanto-juvenil, autor de mais de 60 livros falou sobre o tema “A literatura infantil no Fliaraxá: poesia, humor e imaginação”. O autor também abordou sobre o seu processo de criação e do cenário atual da literatura para crianças. No encontro também aconteceu o lançamento da edição 2019 do Prêmio de Redação Maria Amália Dumont, que tem por objetivo revelar novos talentos, promover a literatura nacional e incentivar o hábito da leitura. Na oportunidade, foi apresentado o tema da redação “Leitura e Imaginação” e distribuídos o regulamento, a folha de redação e o termo de autorização. O evento aconteceu no Auditório da Associação Comercial (Acia). E hoje ( sexta-feira ), dia 5 de abril, às 14h, o grupo Semeando Histórias desembarca na Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE), uma das entidades mais antigas de Araxá. A instituição realiza diversos atendimentos nas áreas de educação, saúde e assistência social. O objetivo do encontro é tornar o dia das crianças e adolescentes mais divertido com brincadeiras e contação de histórias de livros clássicos de autores nacionais. A APAE fica na Avenida Imbiara, 1.920, Bairro Sagrada Família/ Araxá.

 

Sobre o VIII Fliaraxá

 

A oitava edição do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá – vai acontecer entre 19 e 23 de junho, quarta a domingo, no Tauá Grande Hotel de Araxá. O motivo da escolha deste período do ano é dos mais importantes: em  19 de junho, sexta-feira, faz aniversário de 180 anos o nosso maior escritor, Machado de Assis que torna-se, assim, o Patrono do Festival. Dando sequência à política de aproximação com a literatura lusófona, o Autor Homenageado será Valter Hugo Mãe. E o tema, “Literatura, Leitura e Imaginação”, onde  todos os gêneros, estilos e possibilidades do livro e seus conexos, como cinema, teatro e música serão explorados. Os curadores serão Heloisa Starling e Sergio Abranches, além de  Afonso Borges, que é o idealizador do Festival. O Fliaraxá é uma realização da Associação Cultural Sempre um Papo, CBMM e do Ministério da Cidadania, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal.  Todas as atividades são entrada franca.