Logo Jornal Interação

Criado em 2015 e situado no espaço do Auto Posto Estação Araxás situado à Av. Ministro Olavo Drummond, 2950, bairro Aeroporto, no trevo Uberaba/Uberlândia, o Memorial Rio Branco, se transformou rapidamente em mais um ponto  turítico de Araxá. Uma nova opção surpreendente,  que rementem os visitantes a fantástica história do advento dos combustíveis. No acervo estão reunidas bombas de combustível das décadas de 20 à 60 das mais conhecidas marcas como Wayne, Gilbarco e Benett. Uma bicicleta da década de 60 da Goricke e uma linda moto CB 750 Four da década de 70 também constituem o acervo.  Além disso  a exposição conta com caminhões da Ford, GMC, Chevrolet e Mercedez Benz das décadas de 40, 50 e 60.

O produtor rural Cláudio Otoni,  da cidade de Uberaba, disse que,” achei um espaço muito interessante, pois essa iniciativa resgata o passado e mantém a memória ativa. Hoje em dia no Brasil, não se preserva e nem se cultiva a memória. Na nossa opinião é muito importante garimpar e mostrar o que aconteceu no passado, o que cresceu e evoluiu. Pra gente que gosta de  automovéis e suas histórias é muito gratificante e emocionante um Memorial como este da Rio Branco, pois é uma volta gostosa ao passado.”

Para a secretária Pâmela Alves Vieira de Belo Horizonte, “ esse museu ficou muito bacana. Eu viajo muito por várias cidades do Brasil e nunca conheci um espaço tão legal e aconchegante como este de Araxá. Todo o acervo foi muito bem restaurado e essa bombas de gasolina antigas,  eu achava que era coisa só de televisão. Parabéns ao Rio Branco pela iniciativa.”

O caminhoneiro Luiz Antônio Fonseca da cidade de Uberaba, disse que, “ eu estou muito surpreso e feliz em visitar este Memorial. Esses caminhões e bombas de gasolina são do tempo de meus avós e da minha infância. Hoje tudo se modernizou e ninguém se lembra mais dessas relíquias. Me lembro que quando criança, eu  viaja com meu pai na boleia desses caminhões. Que lembrança boa. Que Deus abençoe as pessoas que tiveram essa ideia fabulosa.”

Fernando Roberto Duarte, representante comercial da cidade de Batatais (SP),  disse que, “ esse espaço ficou muito bom, pois vem preservar a história e a importância cultural dos setores automobilístico e de combustível do nosso país. O Memorial ficou perfeito e o acervo é magnífico.”

De acordo com Andressa Santos, do Marketing do Rio Branco, “ o Memorial é um espaço muito importante para toda a cidade, pois além de contribuir com a narrativa de uma parte do segmento de distribuição de combustíveis, torna-se uma alternativa enquanto ponto turístico. Araxá é mundialmente conhecida pela sua tradição turística e o Memorial vem a agregar neste sentido.” Em média cerca de 20 pessoas  visita o Memorial  Rio Branco  por dia.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *