Destaque »

Araxá passa a ter voos direto para Uberlândia

21 de março de 2019 – 12:37 |

O Programa Voe Minas Gerais começou a oferecer no  último  dia 11 de março, voos de Uberlândia para os municípios de Araxá, Patos de Minas e Patrocínio. Os voos estão sendo operados pelas aeronaves …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +, Saúde

Atividades do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS em Araxá

A Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou atividades do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ligado ao setor, programa atividades como montagem de mural sobre a data, a distribuição de folhetos explicativos, preservativos e teste rápido para HIV na última sexta-feira, 30 de novembro com as profissionais da rede municipal de saúde, trajadas com a camisa da campanha – Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias Saúde da Família (ESF), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Laboratório Municipal, Setor de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica. O tema proposto pelo Ministério da Saúde e tratado nessa edição será “30 anos do Dia Mundial de Luta Contra AIDS: uma bandeira de histórias e conquistas”.

Durante toda a tarde do mesmo dia, de 13h30 às 16h30, foi disponibilizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) um teste rápido (resultado em 15 minutos) com pós-aconselhamento e distribuição de preservativos. A partir das 9 horas também de sexta-feira, 30 de novembro, teve uma blitz educativa, em parceria com o Setor de Zoonoses, para a conscientização sobre o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS com a entrega de folhetos, preservativos e testagem rápida de HIV.

No sábado, 1° de dezembro, testes rápidos de HIV foram oferecidos, na Unisul e Uninorte, de 8h30 às 12h. Essa data foi instituída em 27 de outubro de 1988 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde, cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV.

“O município de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde, queri despertar uma reflexão em toda a população sobre os cuidados e a prevenção da doença que infelizmente não tem a cura. As atividades serão com intuito preventivo”, destaca a coordenadora do CTA, Roberta Duarte Silva.