Logo Jornal Interação

Os servidores municipais estão recebendo marmitas muito mais saborosas, preparadas em um espaço amplo, higiênico, organizado, tudo de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. A Administração Municipal, através da Secretaria de Ação e Promoção Social, transferiu a Cozinha Comunitária Municipal para um espaço próprio, com instalações adequadas para o preparo de refeições, no bairro Orozino Teixeira.

A nutricionista Polyana Corrêa, explica que a Cozinha Comunitária funcionava num espaço improvisado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e por ser um área pública, ficavam expostos, várias pessoas tinham acesso. Agora mudou tudo, melhorou demais. Os funcionários têm vestiários, recepção, espaço destinado somente a confecção das marmitas. Contam com sala para estoque de perecíveis e não perecíveis, para entrega de marmitas, espaço apropriado para a lavação de verduras, a preparação de carnes, massas e verduras é feita em locais separados, a cozinha tem telas pra evitar proliferação de insetos e a contaminação de alimentos. “Temos uma cozinha industrial completa, o que permite o preparo das marmitas com muito mais tranquilidade e os funcionários também contam com um espaço muito melhor para trabalhar”.

A nova cozinha também conta com batedeira, liquidificador e forno industriais, equipamentos que vão permitir remodelação no cardápio com a oferta de torta de legumes e carnes assadas. Polyana informa que a produção de marmitex é feita todos os dias, para atender os servidores e projetos que funcionam 24h. No novo espaço também terão uma horta de uso das funcionárias. “Vamos plantar alguns temperos para as marmitas como cheiro verde. Plantaremos couve e alface que não vão nas marmitas mas podem, ser consumidos pelas funcionárias em saladas e sucos. A intenção é aproveitar muito bem o novo espaço”.

A coordenadora, Daiana Ferreira da Silva Santos, explica que são 14 funcionários e todos estão satisfeitos com as novas instalações. “Ficou um local bem distribuído, melhora a higiene no preparo dos alimentos, ter sede própria agrega muito, estamos bem instalados”.

O secretário de Ação e Promoção Social, Moisés Cunha, explica que existia uma obra concluída e foram feitos alguns reparos de acordo com as instruções da Vigilância Sanitária para implantar medidas de boas práticas de alimentação. “Pela questão administrativa liberamos o espaço e agora o prédio é destinado exclusivamente para as atividades do CRAS, no Francisco Duarte. Em relação à cozinha, melhoraram as instalações e a segurança do que é produzido e entregue para as pessoas aumentou muito”.

A Cozinha Comunitária entrega 1.100 marmitas por dia durante a semana, a maioria para os servidores públicos e o restante atende alguns projetos sociais da cidade como o programa Casa do Pequeno Jardineiro, os migrantes do Albergue, pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Nossa avaliação sobre as novas instalações da Cozinha Comunitária é a melhor dentro da perspectiva de que agora o local é apropriado, tem todas as características do que deve ser uma cozinha garantindo a salubridade necessária”, ressalta o secretário.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *