Destaque »

Ganso empata com Patrocinense e garante vaga na semifinal da Segundona

14 de outubro de 2018 – 0:07 |

Terminou agora a pouco, ( sábado,dia 13 de outubro de 2018), a partida entre Patrocinense e Araxá Esporte, no estádio Júlio Aguiar, na cidade de Patrocínio, pela última rodada da fase de classificação do Campeonato …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +, Diversos, Notícias

Governo muda novamente o inicio do horário de verão

O horário de verão sofreu um novo adiamento e vai começar apenas em 18 de novembro, em razão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido foi feito pelo Ministério da Educação, no dia 3 de outubro, e deverá ser publicado pelo presidente Michel Temer no Diário Oficial da União nos próximos dias. O horário de verão estava previsto para começar no dia 4 de novembro, justamente a data em que será realizada a primeira fase do Enem. Segundo o MEC, o pedido foi feito para não prejudicar os estudantes que prestarão o exame e buscam uma vaga em instituições de ensino superior. A partir de 18 de novembro, os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Vale lembrar que em razão do segundo turno das eleições deste ano, marcado para ocorrer em 28 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia decidido adiar em duas semanas o horário de verão neste ano, para a primeira semana de novembro. Com o horário de verão, a diferença para o Acre, por exemplo, chega a três horas, o que obrigou o TSE a atrasar a divulgação do resultado em 2014. Desta forma, o Judiciário solicitou ao presidente Michel Temer (MDB-SP), que alterasse o texto do decreto que estabelece o horário de verão. “Fica instituída a hora de verão a partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional adiantada em sessenta minutos em relação a hora legal”, diz o texto alterado. Apesar da nova data para o início da mudança de horário, o fim do horário de verão permanece previsto para o dia 16 de fevereiro de 2019. Nesta data, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

Horário de Verão

O horário de verão consiste em adiantar o relógio em uma hora, fazendo com que o dia dure mais e gere economia no uso da energia elétrica. Além disso, a medida pode trazer benefícios para a prática esportiva, o comércio e outras ações realizadas durante o dia. Por outro lado, o horário de verão pode afetar padrões de sono e até atrapalhar viagens. O primeiro a propor a instauração do horário de verão foi o neozelandês George Hudson em 1895. Os primeiros países a utilizarem a medida foram a Alemanha e a Áustria-Hungria em 1916. No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931, em todo o território nacional, sendo adotado regularmente desde 1985.