Destaque »

Faltam 9 dias para o mineiro escolher os novos Presidente e o Governador

19 de outubro de 2018 – 20:12 |

Faltando nove dias para o embate final nas urnas, para a decisão do segundo turno da contenda eleitoral,  para o cargo de presidente da república do Brasil e para o cargo de  governador de Minas …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +, Notícias

Câmara da Mulher lançará Campanha do Outubro Rosa

Em todo o mundo, no mês de outubro, as pessoas chamam atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Araxá, a Câmara da Mulher Empreendedora da Acia desenvolve atividades durante o chamado “Outubro Rosa”. Em 28 de setembro, às 19h30, no Teatro Municipal, haverá a vernissage com o lançamento da exposição dos laços gigantes da Campanha Outubro Rosa 2018. Cada laço foi criado por uma artesã araxaense.

Neste ano, os laços, além de chamarem a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama,  fazem uma homenagem às artesãs de Araxá com um resgate do artesanato da nossa terra. Cada laço foi concebido por uma artista ou um grupo com a utilização de uma técnica produtiva como crochê, bordado, tear, patchwork, fuxico dentre outras. O trabalho desenvolvido revestirá o laço. Assim, todos terão a oportunidade de ver, “ao vivo”,  uma peça de artesanato araxaense que chama a atenção para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, pois demonstra a diversidade da abrangência da doença, que não escolhe o tipo de pessoa.

Os laços ficarão expostos no  teatro até 3 de outubro. No final de semana, de 5 a 7 de outubro, serão deslocados para o Jardim Criativo Fair, um espaço criativo no qual ocorrerão várias oficinas e palestras, no Espaço Bella Festa (antigo restaurante Armazém).

De 8 a 14 outubro, cada laço estará exposto em pontos variados da cidade, em lugares de maior visibilidade.

Como ocorreu em 2017, de 15 a 29 de outubro, o laço ficará na empresa patrocinadora para que seus públicos diretos tenham oportunidade de desenvolver maior associação com a causa.

Retrospectiva

Em Araxá, há oito anos, a Câmara da Mulher Empreendedora da Acia tem desenvolvido ações, durante outubro, com este propósito.

Dentre as atividades já implementadas estão a distribuição de lacinhos individuais, o incentivo para que instituições e empresas utilizem a cor rosa. Em 2016,  foi lançada a exposição de laços gigantes, na parte externa do Shopping Boulevard, para dar visibilidade à necessidade do diagnóstico precoce.

Para dar continuidade a esta ação, no ano passado, foi adicionada na proposta uma vertente cultural com a valorização do trabalho de artistas plásticos de Araxá. O trabalho feito em papel ou tela foi plotado nos laços. Houve uma vernissage no PartyHouse, que ocorreu concomitante à Roda de ConversaMulheres de alto impacto plantam sonhos e colhem resultados brilhantes”.

A exposição dos laços foi sucesso de público e  gerou inúmeras matérias na mídia de Araxá e região.  Pelo que se sabe, trata-se de uma iniciativa única no Brasil.