Logo Jornal Interação

Projeto visa à melhoria da educação socioambiental por meio do esporte.

 O município de Araxá foi o escolhido dentre os associados do Circuito da Canastra, a indicar a escola participante do projeto, por ser um destino indutor e a sede do circuito do projeto “Enduro Escola”, idealizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Neste ano, pela primeira vez, quem vai representar Araxá é a Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente), que levará 120 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. O evento acontecerá no dia 19 de setembro, em São João da Serra da Canastra, distrito de São Roque de Minas, com destino ao Parque Nacional da Serra da Canastra.

A proposta do Enduro Escola é realizar um trabalho associado ao trekking ecológico, voltado aos adolescentes do Ensino Médio da rede pública, objetivando a melhoria da educação socioambiental, por meio de uma prática esportiva atrelada ao turismo, meio ambiente e patrimônio histórico dos municípios.

Dentro da programação do evento, acontecerá, no anfiteatro da escola, uma apresentação do Circuito da Canastra, às 19h, no dia 17 de setembro, para sensibilizar os estudantes para o turismo e a sua importância para o desenvolvimento econômico e social do município. No dia 18 de setembro, às 7h, a equipe da Setur irá repassar informações pertinentes à navegação do trajeto a ser feito pelas equipes participantes.

O evento objetiva mobilizar e sensibilizar a classe estudantil, por meio da prática do trekking ecológico, fomentando o turismo como vetor de conscientização sócio-ambiental e de preservação do meio ambiente, além de proporcionar aos alunos o despertar para a necessidade do respeito a si mesmo e respeito ao próximo. Trekking ecológico é uma atividade física, aeróbica, com marcada presença no conjunto muscular das pernas e quadril. Na tradução para o português, a palavra trekking nos remete a caminhar, trilhar, andar.

Segundo a diretora do Polivalente, Zulma Moreira de Melo, a participação da escola marca, pela primeira vez, a presença de uma instituição de Araxá neste projeto do governo do Estado, já que a primeira edição contou com as presenças de alunos e funcionários de escola pública de Belo Horizonte. “Recebi esse convite no comecinho de agosto. Eles [Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias] nos ligaram, convidaram e aí reuni o pessoal da escola. O projeto não é somente parte esportiva, mas também tem a parte cultural, a parte ambiental, pois nas provas tem conhecimento geográfico, de biologia, aptidão física, dentre outros”, explicou.

O trekking ecológico conta com a participação de, no máximo, 30 equipes, com largada prevista para às 9h do dia 20 de setembro. As equipes, que devem possuir entre quatro e oito componentes, com três funções básicas necessárias para a competição relacionadas a contagem de passos, a cálculos e a navegação, largam com intervalo mínimo de dois minutos, dependendo do número de equipes inscritas no evento. Vence quem perder menos pontos no final da prova.

Como premiação, a equipe vencedora receberá um convite, que se estende a toda a turma, para realização de uma viagem pedagógica a algum destino do Circuito Turístico. “A gente ficou muito honrado e prestigiado com esse convite e vamos participar ativamente. Nós vamos trazer muita aprendizagem na bagagem, da Serra da Canastra para cá. Os meninos gostam disso e isso resulta positivamente em uma boa aprendizagem e em um bom relacionamento entre eles e a comunidade como um todo”, finalizou Zulma.

Confira a programação:

17/9/2012 19h –  Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente).

Apresentação da Associação Circuito da Canastra – Sensibilização para o Turismo.

                         Presidente – Marcos Antônio Mapelli

                         Gestora- Sâmia Borges dos Santos

 18/9/2012 – 7h – Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente).

Aula de Navegação- Equipe SETUR.

– Gabriel Salgado

-Alexandra Freitas

19/9/2012 – Realização Projeto Enduro Escola – São João da Serra da Canastra

– a partir das 8h.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *