Logo Jornal Interação

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) é a primeira entidade empresarial do País a manifestar apoio à campanha Unidos Contra a Corrupção, uma iniciativa criada pela Transparência Internacional e que propõe 70 novas medidas de combate a esse grave problema no Brasil.
Elaborado por cerca de 200 especialistas e apoiado pelo Observatório Social do Brasil, esse pacote propõe, entre outras medidas, melhorias nos critérios para indicação dos membros do Supremo Tribunal Federal, redução para apenas 16 do número de pessoas com foro privilegiado, extensão da ficha limpa a todos os funcionários públicos, exigência de transparência e democracia nos partidos políticos, necessidade de política de integridade nas maiorres empresas.
O pacote defende, ainda, a exigência de três princípios básicos aos candidatos a cargos eletivos – passado limpo; compromisso com a democracia; apoio às 70 medidas contra a corrupção. A partir de 15 de agosto, todos os que atendam a esses princípios terão suas fotos postadas no site da campanha.

A decisão da Federaminas de apoiar esse importante movimento repercute nacionalmente, tendo recebido elogios inclusive do procurador da República Deltan Dallagnol, que coordena a força-tarefa Lava Jato. Ele sustenta que é fundamental a participação dos cidadãos nesse esforço, pois a sociedade deve ser a construtora das mudanças corretivas para acabar com a corrupção no País. E sugere  que cada pessoa assuma o compromisso de divulgar para outras três os objetivos da campanha Unidos Contra a Corrupção. Com esse propósito, no último final de semana, o presidente da Federaminas, o empresário araxaense, Emílio Parolini, se reuniu com a impresa de Araxá, para apresentar a campanha. Em entrevista ao JORNAL INTERAÇÃO, Emílio disse que, “ esse é um movimento de mobilização política, voltado para todo o cidadão brasileiro, baseado no perfil do candidato.” Ainda segundo o presidente da Federaminas, “ essa campanha está sendo encabeçada por várias entidades renomadas do Brasil; ela é apartidária, não tem envolvimento político, voltada para todo o cidadão brasileiro. Se nós queremos mudar o nosso momento político hoje, nas três esferas( municipal, estadual e federal), é através desse processo, ‘ Todos Unidos Contra a Corrupção’.”

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *