Logo Jornal Interação

Iniciativa do Setor de Zoonoses do município pretende vacinar mais de 14 mil gatos e cachorros.

Começou na última segunda-feira, 27, a campanha de vacinação anti-rábica 2012 para gatos e cachorros promovida pelo Setor de Zoonoses de Araxá. Segundo a coordenadora da campanha, Flávia Rios, a expectativa é imunizar cerca de 14.500 animais na cidade e na zona rural.

A raiva é uma doença transmissível tanto para animais como para o homem. A transmissão acontece pelo contágio direto como mordidas, arranhões ou lambeduras de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados. O Setor de Zoonoses de Araxá não registrou nenhum caso de contágio de raiva no município.

A vacinação, que não ocorreu ano passado devido a problemas com a vacina em 2010, esse ano está sendo realizada aos poucos principalmente na zona rural. Devem ser vacinados gatos e cachorros, a partir de três meses de idade. As fêmeas prenhas também precisam ser imunizadas.

De acordo com Flávia, a vacina tem validade de um ano. “Como a campanha estava suspensa, todos os animais estão desprotegidos. Cada cidade define a data da campanha, em Araxá sempre fizemos nesse período”, explicou.

A vacinação está ocorrendo durante toda essa semana, e segue hoje, 31, e amanhã, 1°, nos bairros da cidade. A dose da vacina também pode ser aplicada também no Setor de Zoonoses. Basta levar o seu cãozinho ou gatinho até o local que fica na Av. Amazonas, de frente com a Igreja São Geraldo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3691-7007. Confira o cronograma de sexta e sábado:

31/08 – sexta-feira
Espaço Multiuso Leblon
Praça da Creche Anita Mesquita (São Geraldo)
Unisa
Igreja Nossa Senhora Aparecida (Alvorada)
Creche Balão Mágico (Alvorada)
UniOeste (Boa Vista)
Espaço Multiuso (Boa Vista)
Praça da Árvore de Óleo (Boa Vista)

01/09 – sábado
Igreja Presbiteriana Cepac (Abolição)
Espaço Multiuso Abolição
Espaço Multiuso Bom Jesus
UniNorte
Praça de Esportes (Urciano Lemos)
Creche Conceição Velasco (Francisco Duarte)
PSF Tiradentes
PSF Ana Pinto
Creche Cássio Barsante (Ana Pinto)

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *