Logo Jornal Interação

Dia do Estudante reuniu alunos de 7 escolas estaduais para um intercâmbio cultural esportivo.

No último sábado, 25, a escola estadual Vasco Santos promoveu a 6ª edição do Dia do Estudante. O objetivo é realizar um encontro de confraternização com os alunos de outras instituições que fazem parte da rede de ensino de Araxá. Na edição de 2012, alunos de sete escolas estaduais e mais parceiros marcaram presença nesse evento.

De acordo com a diretora Maria Cristina de Oliveira Barreto, o evento é um intercâmbio cultural esportivo. “É uma interação que ocorre a manhã toda com alunos de outras escolas e com os parceiros. O Sesc veio com a Rua do Lazer, o Uniaraxá com os cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física, acompanhados por uma série de atividades diferentes para os alunos, e o Senac com corte de cabelo, sobrancelha, escova, penteado, enfim, fazendo a alegria dos servidores da escola e de outros alunos”, comentou a diretora.

Em relação aos participantes, Maria Cristina disse que as escolas convidadas que fazem parte da rede estadual de ensino – Armando Santos, Coronel José Adolfo, Delfim Moreira, Lia Salgado, Polivalente e Dona Gabriela – se juntaram aos alunos da Vasco Santos em clima de muita confraternização. “Isso é bem falado para os alunos, desde a primeira reunião dos professores de educação física das escolas convidadas. Não é disputa, não tem campeonato nem medalha. A gente quer que todos passem uma manhã alegre, saudável e de confraternização entre os alunos e professores”, ressaltou.

Nacionalmente o Dia do Estudante é comemorado no dia 11 de agosto, mas, na escola Vasco Santos, o projeto foi idealizado há seis anos, pela direção da escola. “Nós idealizamos esse projeto há seis anos. Em reunião feita de professores no fim de ano e planejamento do seguinte, surgiu a ideia de fazer um dia para comemorar o Dia do Estudante: um dia que fosse dedicado aos alunos, de um projeto de intercâmbio cultural esportivo. O resultado foi bastante positivo”, contou a diretora.

De acordo com a direção da escola, cerca de 500 pessoas, entre alunos e professores, estiveram participando no Dia do Estudante. “A única coisa que eles querem é que o Dia do Estudante seja o dia todo e não somente na parte da manhã”.

 2012 é para comemorar

 A Escola Estadual Vasco Santos tem muito para comemorar no ano de 2012. Segundo a diretora Maria Cristina, a escola apresentou índices melhores tanto no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] quanto no Simave [Sistema Mineiro de Avaliação das Escolas Públicas]. “O Ideb da escola cresceu em 1 ponto percentual e também no resultado do Simave do ano passado, o Vasco Santos teve um bom crescimento, principalmente em Matemática, que é o realce maior da nossa escola”, relatou.

Maria Cristina ainda enfatizou que, na escola, existe uma publicação que conta com a participação dos alunos do 8° ano. “Nós soltamos um jornalzinho chamado ‘Jovens Escritores’, com opinião dos alunos sobre consumismo, o que é o bom e o mau consumidor, então isso sempre tem na escola; temos o minuto literário, em que, uma vez por semana, a escola para para discutir um pequeno texto, então é uma oportunidade de ler, interpretar, fazer inferências sobre aquele texto estudado”, acrescentou.

A diretora também destacou que o projeto “Bullying – tô fora”, criado em 2010, tem ajudado a manter uma relação harmoniosa entre professores e alunos. “A nossa escola está sempre sendo chamada por outras instituições para dar palestra. A  professora Rosa Vasconcelos convidou a escola para falar desse projeto no sábado que vem, lá na Chapadinha”.

Para Maria Cristina, a realização desses projetos mostra uma preocupação da escola em auxiliar a comunidade. “A escola hoje não pode ser uma sociedade fechada. Uma escola também não trabalha somente com conhecimento, mas com tudo que está em volta da vida do ser humano. Nós trabalhamos com os pais, com os alunos, com a comunidade, com os valores, com as virtudes, com os problemas atuais, enfim, tudo que envolve a vida de um ser humano, estamos prontos para ajudar”, finalizou.

A diretora chama a atenção do leitor para a realização de projetos como ‘Antologia’ e a ‘Dança da Corte’, importantes para o incentivo da leitura e também para o conhecimento, que serão realizados no fim do ano.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *