Logo Jornal Interação

“Força de Reconhecimento”: simboliza o esporte. A equipe é baseada nas forças do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA: “Rápido, silencioso, mortal”. O objetivo da equipe é promover, incentivar, iniciar novos adeptos a prática do airsoft na cidade de Araxá-MG, colaborando com o crescimento e o fortalecimento do airsoft em Minas Gerais. A equipe FORCE RECON de Araxá já participou de vários eventos/jogos beneficentes no Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba. Atualmente têm praticantes do sexo feminino(operadoras) que participam dos combates de airsoft, tanto em Araxá, quantoem outras regiões. O airsoft surgiu no Japão, na década de 70, no final dos anos 90 o Airsoft tem um recomeço com uma linha de armas incrivelmente reais, como as vistas hoje em dia, ganhando admiradores de diversos países ao redor do mundo. No Brasil, os primeiros relatos apontam que o Airsoft começou a ser difundido no ano de 2003pelo Portal Airsoft Brasil (airsoftbrasil.com). Airsoft (ou Softair) é um jogo desportivo onde os jogadores participam de simulações policiais, militares ou de mera recreação com armas de pressão que atiram projéteis plásticos (bbs) não letais, onde os praticantesadquirem conhecimentos de armamentos, táticas e estratégias de combate real. As atividades simulam ambientes de conflitos militares, podendo ser releituras de fatos históricos, baseadas em livros e filmes ou até mesmo  fictícios. A popularização do airsoft pelo mundo deve muito à cultura popular, especialmente aos games e à indústria cinematográfica, que sempre retrataram guerras e batalhas, aumentando o interesse nessas práticas. Os locais para prática de Airsoft são os que mais simulam um campo de guerra, comterrenos hostis, paisagem urbana com obstáculos, prédios, fábricas abandonadas, sítios, chácaras e lugares amplos com matas. Roupas e equipamentos de proteção devem ser adquiridos (loadout), principalmente o óculos de segurança que é obrigatório, os outros demais equipamentosnão são obrigatórios, porémsão extremamente importantes para o conforto e proteçãodo jogador (operador/operadora) durante as partidas, que podem durar horas ou dias, dependendo da magnitude do jogo. Além da diversão, a prática é saudável, benefícios físicos, mentais e sociais são proporcionados pelos combates e podem envolver exercícios que envolvam resistência física, habilidades de tiro e trabalho em equipe.

Os benefícios do Airsoft

Benefícios físicos

Força, resistência física e coordenação motora são benefícios do esporte. O corpo é exigido pelo jogo e os praticantes podem correr, agachar, pular e esquivar. A coordenação é desenvolvida com atividades da prática de tiro juntamente com os exercícios exigidos pelo combate.

Benefícios mentais

Autoconfiança adquirida e stress aliviados. O esporte é em equipe e algumas missões são concluídas apenas com a colaboração de todos, mas o participante pode desenvolver habilidades de liderança.

Durante a prática do airsoft, Adrenalina é liberada e proporciona sensação de bem-estar, calma e consequentemente eliminação do stress, para a grande maioria, a prática se torna um hobby, onde todos se tornam fieis nos jogos de finais de semana.

Benefícios sociais

O trabalho em equipe visto no campo de batalha de Airsoft proporciona companheirismo, cooperação e melhor relação social. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode adquirir sua arma de pressão de airsoft em estabelecimentos regulamentados, seja ela elétrica, a gás ou spring(mola). Existem algumasmodalidades parapraticar o Airsoft, exemplos mais conhecidos são, o 4FUN, o SAR (simulação de Ação Real) e o PMA (Pro Military Airsoft). 4FUN- Modalidade de jogo de diversão, onde o objetivo maior é a eliminar os jogadores, já o SAR e PMA existem os manuais a serem seguidos, conduta e regras especificas, que trazem uma realidade maior nos combate dos jogos. Em Minas Gerais a modalidade de jogo mais utilizada é o SAR, ou o PRÉ-SAR, que são alguns requisitos pré-estabelecidosdo manual SAR. O S.A.R possui coordenadores locais e a organização dos jogos são realizadas por operadores/equipes S.A.R. Porém, tal aproximação da realidade possui adaptações, limitações e ainda, protocolos em relação ao manejo de equipamentos e municiamento, tendo em vista jogabilidade e segurança. Tendo em vista, portanto, que tal modalidade exige planejamento e treino para a prática, são realizados os jogos conhecidos como “Pré-SAR” para que todos tenham um primeiro contato. Qualquer operador de Airsoft é bem vindo à prática de Simulação de Ação Real.Para saber mais sobre as regras de jogo S.A.R. faça download do manual. (http://www.sarbr.com.br/Pages/Portal.aspx) . O segmento S.A.R busca aproximar a sensação de jogo à realidade. Consiste principalmente do comprometimento dos jogadores com estratégias, habilidades, regras e capacidade de comunicação, por exemplo, em relação às dificuldades de cenário, com base nas desempenhadas por operadores e/ou combatentes reais em situações reais. A estruturação do S.A.R (segmento de Simulação de Ação Real) iniciou-se em 2013, e sua aplicação em 2014, no Distrito Federal, por meio da idealização de Paulo Henrique (Shutz), Patrick Soares , Francisco Drumond (Chico) e Cristiano Freeman. A partir daí, operadores e grupos de outros estados do país se uniram e contribuíram para a difusão da modalidade. Segundo informações do AGUINALDO ROBERTO (Guina), o coordenador SAR de MG, existem mais de 40 equipes em  Minas Gerais.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *