Destaque »

Em noite de autógrafos, Dr. Renato Zupo lança ‘Inteligência Prática’, em Araxá

14 de agosto de 2018 – 16:29 |

A noite do último dia 09 de agosto de 2018, foi especial e de lançamento do quarto livro do juiz-escrtior araxaense, Dr. Renato Zouain Zupo. O palco da prestigiada noite de …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +, Policial

PM de Araxá dá dicas contra o golpe do falso premio

A cada dia a Polícia Militar de Araxá se depara com crimes e golpes na cidade. Um dos mais frequentes é o golpe do ‘falso premio’. Por isso a PM de Araxá dá dicas importantes para não ser vítima de mais este golpe.  Confira as dicas da Polícia Militar de Araxá para se evitar o golpe: 

 

  • DESCONFIE SEMPRE

 

Apenas pesquisar na internet o nome da promoção não é o bastante. É preciso refletir sobre os seus últimos contatos com a operadora, tentar lembrar se em algum momento se cadastrou na promoção e pesquisar sobre a mecânica da premiação.

 

  • NÃO DEIXE QUE O INTERLOCUTOR DOMINE A CONVERSA

 

Em todos os casos que ouvimos, a constante é a mesma: o suposto atendente domina a conversa, pergunta quais são os planos da pessoa para o dinheiro, explica muito bem todos os procedimentos para recebimento, é muito bem treinado e convincente.

Toda essa “lábia” é justamente para confundir a vítima e não dar tempo para que ela pense sobre o que está acontecendo. Caso receba uma ligação como essa, questione, pergunte os termos do contrato, peça um momento para verificar se realmente foi contemplado. Um prêmio de verdade não será perdido por você se prevenir.

 

  • NÃO PASSE NENHUMA INFORMAÇÃO BANCÁRIA

 

O próximo passo do golpe, já com você dentro da agência, é pedir para que você retire um extrato bancário e verifique qual é seu saldo no momento. O importante aqui é lembrar que a sua operadora de telefonia não precisa saber o seu saldo no banco para te conceder ou não um prêmio. E nunca nenhuma operação vai depender da retirada ou não do seu extrato.

4- NÃO DÊ DINHEIRO EM TROCA DO PRÊMIO

Caso você saiba como funcionam as operações bancárias, o golpista provavelmente tentará te convencer de que é preciso que você faça um pagamento para a sua conta seja verificada e que esse valor será devolvido junto com o prêmio. Mais uma mentira.

Para quem está acostumado a utilizar servidores de pagamento pela internet, o depósito para confirmação da conta é algo comum. Mas isso não se aplica para nenhum tipo de premiação e os termos do depósito nesses sites estão bem explicados no contrato de cadastro. Na verdade, você nunca vai precisar ir até uma agência bancária para que um prêmio seja concedido, muito menos realizar qualquer tipo de depósito bancário.

5- DESLIGUE O TELEFONE

Quando perceber que a ligação é suspeita, desligue o telefone. Não importa em que momento do golpe, a partir do momento em que algo fugir da normalidade para você, desligue. Ligue para sua operadora através de um dos canais de atendimento, converse sobre o que aconteceu e pergunte se, por acaso a ligação partiu de lá. Caso a ligação seja verdadeira, fique tranquilo, eles vão te informar sobre os procedimentos corretos para recebimento. Caso seja falso, comunique a tentativa de golpe a PM e siga os procedimentos indicados para formalizar a ocorrência.