Logo Jornal Interação

PROF. M.e FRANCISCO ILÍDIO FERREIRA ROCHA

Quem é Prof. Ilídio?

Dr. Francisco Ilídio Ferreira Rocha é filho deJoão Alberto Rocha e Maria Eunice Ferreira Rocha, é natural de Guaíra no estado de São Paulo e reside atualmente em Uberlândia.

Casado com Cristiane Keila Ribeiro Rocha teve a dádiva recentemente de ser pai de gêmeos – Cecília Cristina Ribeiro Rocha e Victor Hugo Ribeiro Rocha, resenhas de amor e alvo eterno de amor sem fim.

MESTRE EM DIREITO PÚBLICO

Os professores, como agentes de mudanças e formadores das novas gerações, são essenciais para a sociedade e para o desenvolvimento de um país. Exemplo edificante desta premissa é Prof. Francisco que dá um showde conhecimento em suas aulas e interaçãocom seus alunos.

Sabemos que a aula, que se expõe em poucos minutos, esconde atrás de si a meditação de muitas horas, os ensinamentos colhidos através de muitos anos e a preparação indispensável da disciplina ministrada. A atividade do professor não está adstrita apenas a ministrar as aulas, vai muito, além disto.  Na verdade, quatro ou seis horas representam, mesmo para os professores experientes e profundos conhecedores do seu “mètier” grande esforço mental e, no mínimo, mais algumas horas de estudos preparatórios.

Estudioso contumaz, com generosas doses de irreverência e inteligência privilegiada Prof. “Shimoo” como é carinhosamente chamado é sempre referencial de docência jurídica.

ENTUSIASTA

Apaixonado pelo que faz, Prof. Francisco é também umcolecionador de amigos, aliás, a maioria de seus alunos tornam-se seus amigos, fazendo – o um expert nas leis do coração! Que leis são estas? São, evidentemente, leis que não originam de órgãos legislativos do Estado. São leis inerentes ao homem. Pertencem à natureza espiritual do ser humano. São leis indemonstráveis, mas evidentes, todas elas presas aos princípios inarredáveis do bem, da bondade e da perfeição. Princípios perenes, estes, dos quais o homem não pode fugir, por força de sua própria natureza, e à luz dos quais devem ser interpretadas as efêmeras leis positivas das sociedades humanas.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Possui graduação em Bacharelado em Direito (1998), especialização em Ciências Criminais (1999) pela Universidade Federal de Uberlândia e mestrado em Direito pela Universidade de Franca (2004). Atualmente é professor do Centro Universitário do Planalto de Araxá e doutorando em Direito Penal pela PUC-SP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Filosofia.

COORDENADOR

     Prof. Francisco é Coordenador de Pesquisa do Centro de Estudos Criminais Dr. Danilo Cunha do UNIARAXÁ, tendo coordenado os Projetos de pesquisa: O alcance da Lei da Anistia; Suicídio na Microrregião de Araxá; Percepção do preso sobre a transição da Cadeia para o Presídio Regional de Araxá; Cifra Negra dos Crimes Sexuais em Araxá.

DOCENTE & COORDENADOR

Professor de Direito Penal. Professor de Direito Internacional Público. Professor de Direito Internacional Privado. Professor de Metodologia Científica. Professor de Filosofia Geral e Jurídica. Professor de Noções de Direito e Legislação Turística Coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (2001-2003).

Coordenador do Núcleo de Estudos de Fundamentação (2004-atual) Coordenador de pesquisa do Centro de Estudos Criminais Dr. Danilo Cunha (2007-atual).

Membro do Núcleo Docente Estruturante (2009-11) Membro do Conselho Editorial da Revista Jurídica do UNIARAXÁ. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa – UNIARAXÁ

PARTICIPAÇÃO

 

Participou com a competência que lhe é peculiardos Projetos de Pesquisado Curso de Direito:A constitucionalidade do exame do bafômetro.   A constitucionalidade do exame da Lei Maria da Penha.

Esteve presente em vários congressos e eventos significativos do segmento, sendo orientador de TCCs, participações em publicações, autor de inúmeros artigos para periódicos e revistas jurídicas.

 

 

PRÊMIOS E TÍTULOS

Prêmio auferido no II Encontro Estadual de Pesquisa, Nome da III Turma de Direito – UNIARAXÁ, UNIARAXÁ – Curso de Direito.

NOTA DA ARTICULISTA:“Quando Newton formulou a lei da gravidade universal, sugerida pela maçã que diante dele caiu ao solo, colheu, sem sair do seu jardim, a verdade fundamental que revolucionou a astronomia, a física e com ela toda a ciência humana. Busquemos a verdade em nosso próprio jardim, observando em torno de nós, e induzindo dos fatos mais triviais as leis que revelam. Partamos da ideia de que em torno de nós, ao alcance de nossos olhos, estão as leis que buscamos.”

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *