Logo Jornal Interação

Arte, beleza e cultura estiveram juntos em 380 coreografias apresentadas de 16 a 19 de agosto no Sesc.

A 12ª edição do Festival Dançaraxá chegou ao final no último domingo, 19, com saldo extremamente positivo com a apresentação de 380 coreografias de 60 grupos de balé de 28 cidades brasileiras e três estados brasileiros. Foi um espetáculo que aliou arte, beleza e cultura em apresentações realizados no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc) que teve início na última quinta-feira, 16.

De acordo com a organizadora do evento, Elaine Afonso Borges, o objetivo do Dançaraxá é reunir os melhores bailarinos e as melhores escolas de dança em um só espaço. “A gente tem a escola de dança e sempre participamos de campeonatos fora de Araxá. Através disso, eu vi a necessidade de ter um campeonato aqui porque a gente tem toda essa estrutura que o Sesc oferece. Apresentamos o projeto ao Sesc que estava na procura de um programa cultural e agregamos essa parceria que deu certo”, disse Elaine.

A organizadora destacou que em 2012, as escolas de dança estavam apresentando um melhor nível técnico que o ano passado. “Essa 12ª edição é a melhor em termos de nível técnico. Melhorou muito. Os bailarinos e os grupos estão melhores. Cada coreógrafo usa da habilidade e da imaginação para desenvolver temas maravilhosos acontecendo grande espetáculo ao público”.

Uma das primeiras a se apresentar logo no primeiro dia de competição foi o grupo Balé Dançar da cidade de Belo Horizonte que misturou os ritmos clássicos com samba. “Nós demos o máximo, porque o próprio concurso já tem uma pressão dos jurados, outros competidores, mas demos conta do recado. É a primeira vez do grupo aqui em Araxá muito felizes com a organização do evento. Essa é a primeira grande competição que estamos participando em três anos de grupo”, explicou a bailarina responsável pela coreografia, Maria Luiza Augusto Alves.

Para o bailarino de Araguari, MG, Marcos Paulo Dias, o Dançaraxá é um evento que revela novos talentos para a dança. “Estamos aqui para fazer o nosso melhor, pois, a cada ano que passa, a dança vai se modernizando e os bailarinos precisam acompanhar essa evolução. No Dançaraxá, você pode ter esse tipo de parâmetro”, colocou o bailarino.

Durante a competição, mais de 1.500 dançarinos estiveram divididos em cinco categorias, sendo elas: junior, juvenil i, juvenil ii, adulto e avançado, que disputarão o prêmio máximo de R$ 6 mil. As apresentações se dividem em “ballet clássico”; “clássico de repertório”; “moderno”; “estilo livre”; “jazz”; “neoclássico” e “contemporâneo”.

Além da competição, durante o festival, o público participou de oficinas gratuitas de dança.Segundo o gerente do Sesc, Estêvão Xavier Ribeiro de Oliveira, o Dançaraxá é um evento que mobiliza toda a rede hoteleira de Araxá. “O balanço que a gente faz é extremamente positivo. Inicialmente, em termos de hospedagem, estamos com índices de 100%. Todo o sistema Fecomercio está fazendo um investimento em todas as ações culturais do SESC. Araxá já é considerado um grande centro de dança do país graças a Elaine que foi a grande propulsora da dança aqui na cidade”, comentou o diretor do Sesc Araxá.

“Foi um evento onde a qualidade técnica dos grupos ficou muito bom. Parabéns a todos”, disse um fã de balé clássico, João Velasco que estava como telespectador. “Eu que vi a minha filha atua em companhia de dança pela primeira vez fiquei maravilhada com a organização. Ótimo!”, finalizou mãe de Carlos Gonçalves, Joana de Assis, que saiu de Uberlândia para ver o seu filho em atuação pela escola de dança da cidade.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *