Logo Jornal Interação
?

O professor Dr. Luciano Marcos Curi que reside em Araxá e leciona no IFTM-Câmpus Uberaba, divulgou dia 17 de março de 2017, nas dependências do próprio IFTM, a conclusão de uma pesquisa de mais de um ano de duração referente ao ensino de Pré-história.

A pesquisa desenvolveu um produto educacional para facilitar o ensino de pré-história e incorporar as recentes pesquisas sobre o tema para enriquecer o ensino. A pesquisa e o produto educacional dela derivado foram desenvolvidas durante o período em que o prof. Luciano Marcos Curi trabalhou no IFTM – Câmpus Patrocínio (30/07/2012 a 16/11/2016) com a colaboração de duas estudantes de iniciação científica; Ana Carolina Pires das Dôres e Maísa Cecília Ferreira (ambas do curso técnico em Administração). Agradecimento também ao professor Jean Carlos de Oliveira (IFTM – Câmpus Patrocínio).

A pesquisa desenvolveu uma Linha do Tempo Comparativa da Pré-história do Velho Mundo, da Pré-história Americana e da Pré-história brasileira. O objetivo foi desenvolver um instrumento didático que auxilie professores de história e biologia, e outras áreas correlatas, na difícil tarefa de ensinar adequadamente o período da pré-história. O mais longo período da história humana e o mais desconhecido.

A Linha do Tempo que já foi registrada garante uma visualização comparativa simultânea da periodização dos períodos pré-históricos e permite uma visão integrada do que ocorreu no mundo antes do surgimento das primeiras civilizações históricas.

O prof. Luciano Marcos Curi que é mestre e doutor em História ressaltou:

“Ensinar pré-história adequadamente não é uma tarefa fácil, mas seguramente fundamental para que as pessoas compreendam a história humana na Terra e valorizem-na. Muitas das conquistas que dispomos hoje em dia foram criadas na pré-história, como o fogo, a roda, as cidades, a metalurgia, a agricultura, entre outras. Portanto, saber situar a pré-história e compreendê-la é fundamental e essa Linha do Tempo Comparativa da Pré-história foi pensada para auxiliar nessa tarefa.”

O professor registra agradecimentos a todos os colaboradores, e em especial as alunas que auxiliaram nessa tarefa, e divulga em primeira mão aqui no jornal Interação a versão final da Linha do Tempo que ainda passará pelo processo de inserção em repositórios na internet para que todos os professores possam utilizá-la. Agora uma nova pesquisa será desenvolvida para produzir um Guia do Professor para orientar os professores na utilização e exploração das potencialidades da Linha do Tempo Comparativa da Pré-história.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *