Destaque »

Araxaense é destaque no Mundial de Corrida de Sky Running na Itália

20 de setembro de 2019 – 17:25 |

Como o JORNAL  INTERAÇÃO já havia informado em primeira mão, no início deste ano,  o jovem atleta araxaense,  Guilherme Bernardo Gonçalves da Silva,  de  16 anos e estudante do …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Esporte

Muito sol, calor, adrenalina e emoção no Canastra Warriors Trail Run

Nad, vencedora na categoria 30k feminina

Franciely – Venceu com o tempo de 1h 36m15s na categoria 13k

A Araxaense Nad Leite, no feminino, e Ernani Souza de Conselheiro Lafaete, vencem a prova 30k. Vitor Rage, em 5º, foi o melhor araxaense na categoria masculina, a conterranea Franciely Teixeira vencedora na categoria 16/29 anos 13k

Literalmente verdadeiros “guerreiros” participaram da corrida Canastra Warriors Trail Run realizada no último dia 25 de março, que aconteceu no arraial de São João Batista da Canastra, localizado bem na entrada do Parque Nacional da Serra da Canastra. Apesar das dificuldades naturais que uma prova desta natureza apresenta, o calor com sol forte não tirou o ânimo e o espírito de guerreiro que cada participante precisava para superar os percursos oferecidos de 7, 13 e 30 Km de distâncias, em um total de 360 inscritos de várias partes do País: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais – totalizando mais de 16 cidades. Os percursos envolveram trechos de estradas, matas e travessias de rios. A prova foi de alto grau de dificuldade devido ao terreno, à altimetria (no percurso de 30 Km, teve o desnível acumulado de 807m) e ao calor – a largada aconteceu às 14h – uma corrida para verdadeiros “warriors”.

Além da divisão por percurso, os atletas foram divididos em categorias específicas: Solo Adulto Masculino / Solo Adulto Feminino, Expert – de 16 a 29 anos, Máster A – de 30 a 39 anos, Máster B – de 40 a 49 anos, Sênior – de 50 anos acima, KIDS I – de 4 a 7 anos, KIDS II – de 8 a 11 anos e KIDS III – de 12 a 15 anos.

O local proporcionou, também, para os participantes e público presente, desfrutar das belezas da fauna e flora do local com várias trilhas, montanhas de média altura, cachoeiras, animais típicos do Cerrado brasileiro e uma tranquilidade ímpar, afinal, na vila, moram apenas 180 pessoas.

O vencedor da categoria masculina, o atleta de Conselheiro Lafaiete, Ernani Souza, diz que o ritmo da prova foi muito forte. Apesar das dificuldades e o forte calor, “passamos o km 1 com pace de 3:12″, algo impensável para mim, diante dos 33° graus de temperatura, e seguia com bloco principal, e logo chegamos à primeira trilha técnica, onde a fila indiana se formou. Weliton Carius, do Rio de Janeiro, e César Moura, de Uberlândia, logo colocaram um pace alucinante e assim fomos os três, abrindo caminho nas trilhas técnicas e estreitas, onde  muitos retardatários dos 5 km seguiam com dificuldades”, relatou o campeão.

Na categoria feminina, a araxaense Nad impôs um ritmo forte, superando o calor, as dificuldades e obstáculos, fazendo um prova perfeita para conseguir esta difícil vitória. Feliz, Nad comenta a importante conquista e a qualidade do evento: “A prova, muito bem organizada pela WOS, lotou o arraial. Uma energia incrível tomou conta do lugar. Atletas amadores e profissionais, de todas as idades, unidos por duas paixões: corrida e natureza. Muito bonito testemunhar o envolvimento do arraial: os moradores saíram de suas casas para prestigiar o acontecimento, atletas locais participaram da corrida, assim como várias crianças de São João, que correram na categoria kids. A organização recolheu doações de material escolar para a escola da comunidade que, com muita hospitalidade, acolheu os atletas e seus familiares”, contou.

“Durante a prova longa, aconteceu o desafio Uphill: uma subida contínua, de 4 km, de deixar as pernas ‘bambas’. Nessa parte, o atleta e a atleta que percorressem o trecho no menor tempo seriam agraciados com uma premiação à parte – um incentivo a mais diante de tanto esforço.” Confirmando a performance foram vencedores os vencedores dos 30k Nad e Ernani respectivamente nas categorias feminina e masculina.

“Os participantes foram mobilizados e, por todos os percursos, testemunhamos o cuidado com o meio ambiente: uma harmonia gratificante entre os seres humanos, a fauna e a flora da majestosa Serra da Canastra.”

“Cruzei a linha de chegada com a satisfação do 1º lugar, grata a Deus, e com o sentimento de que todo o esforço foi recompensado pela oportunidade de poder correr dentro do Parque da Serra da Canastra, contemplando toda a sua beleza: uma iniciativa genial e sustentável dos atletas Fernando Nazário, Rodrigo Zamunaro e Kenner Cristiano, que uniu esporte, preservação ambiental e responsabilidade social”, acrescentou a vencedora, Nad Leite.

Araxá mostrou sua força, também, neste esporte que cresce a cada dia no município, com destaque para  Franciely Teixeira vencedora da categoria 16/29 13k, Theo Júnior 2º colocado na categoria 30/39 30k e 7º na classificação geral, Alexandre Amaral 3º colocado na categoria 30/39 30k e 8º na classificação geral, Vitor Rage, 5º colocado no geral, Luiz Gustavo Candido 2º colocado na categoria 16/29 13k e na categoria máster, Carlos Fernandes, chegou em segundo lugar  e em 15º na classificação geral da prova.

A araxaense Nad participará, no mês de abril, do KTR, em Campos do Jordão (SP).

Vitor Rage 5º colocado na categoria 30K

Alexandre Amaral 3º colocado na categoria 16/29 30k e 8º na geral da categoria 30k

Podium Nad Leite

Théo Júnior 2º colocado na categoria 16/29 30k – 7º colocado na Geral

Podium Theo

Nade venceu a prova feminina superando forte calor

Nad Leite

Nad correndo para viória

Nad, vencedora na categoria 30k feminina

Luiz Gustavo 2º colocado 16-29 13k

Franciely – Venceu com o tempo de 1h 36m15s na categoria 13k

Franciely – Fran 1ª colocada na 13k

Vencedores Ernani e Nad dividindo o podium

O desafio foi o forte calor e trilhas com grande desnível de altitude

Subidão exigiu muito dos atletas

Trilhas, estradas, e sol forte o tempo todo

Ernani-de-Souza-o-numero-1-na-Serra-da-Canastra

Podium Masculino dos 30k

Experiente Carlos Fernandes chegou em segundo na master e 15º no geral