Logo Jornal Interação

Projeto oriundo da Secretaria de Estado de Turismo vai envolver 120 alunos e cerca de 20 professores da escola araxaense.

A Escola Estadual Professor Luiz Antônio Côrrea de Oliveira, mais conhecida como Polivalente, vai participar da 2ª edição do projeto “Enduro Escola – Trekking Ecológico”, em iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur). A proposta do Enduro Escola é realizar um trabalho associado ao Trekking Ecológico voltado aos adolescentes do Ensino Médio da rede pública, objetivando a melhoria da educação socioambiental, por meio de uma prática esportiva atrelada ao turismo, meio ambiente e patrimônio histórico dos municípios.

Trekking Ecológico é uma atividade física, aeróbica, com marcada presença no conjunto muscular das pernas e quadril. Na tradução para o português, a palavra trekking nos remete a caminhar, trilhar, andar.

De acordo com a diretora do Polivalente, Zulma Moreira de Melo, um dos principais objetivos do projeto é divulgar o turismo mineiro por meio de uma trilha na Serra da Canastra. “A escola tem que selecionar 120 alunos, na faixa etária de 16 anos, do 3° ano do Ensino Médio, e dois representantes [professores] de várias disciplinas, aproximadamente 16 pessoas, que vão fazer parte da equipe. Vamos montar a equipe com professores e alunos. Esse projeto vai envolver toda a comunidade escolar”, disse.

Segundo Zulma, a participação da escola marca, pela primeira vez, a presença de uma instituição de Araxá neste projeto do governo do Estado, já que a primeira edição contou com as presenças de alunos e funcionários de escola pública de Belo Horizonte. “Recebi esse convite no comecinho de agosto. Eles [Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias] nos ligaram, convidaram e aí reuni o pessoal da escola. O projeto não é somente parte esportiva, mas também tem a parte cultural, a parte ambiental, pois nas provas tem conhecimento geográfico, de biologia, aptidão física, dentre outros”, explicou.

No próximo dia 20 de agosto, a equipe da Setur estará aqui em Araxá para passar todas as atividades referentes ao projeto. “A escola está em festa. Os alunos estão muito animados e até ‘preocupados’ com quem vai responder pergunta, quem vai andar, quem vai ler bússola no mapa. Já tem menino procurando na própria internet, cobrando dos próprios professores trabalho com bússola, é um envolvimento muito grande, além de ser uma proposta de divulgação da Serra da Canastra muito interessante”, comentou Zulma.

A Setur já enviou todo o projeto para a escola tomar conhecimento dessa iniciativa que tem como objetivos específicos integrar os alunos a atividades esportivas de lazer e aventura, promover a conscientização ambiental, proporcionar maior integração com o ambiente natural, proporcionar sensibilização e vivência turística, inserir o turismo nas disciplinas correlatas e estimular o trabalho em equipe e a criatividade.

O Trekking Ecológico conta com a participação de no máximo 30 equipes, com largada prevista para às 9h, do dia 20 de setembro. As equipes, que devem possuir entre quatro e oito componentes, com três funções básicas necessárias para a competição relacionadas a contagem de passos, a cálculos e a navegação, largam com intervalo mínimo de dois minutos, dependendo do número de equipes inscritas no evento. Vence quem perder menos pontos no final da prova.

Como premiação, a equipe vencedora receberá um convite, que se estende a toda a turma, para realização de uma viagem pedagógica a algum destino do Circuito Turístico. “A gente ficou muito honrado e prestigiado com esse convite e vamos participar ativamente. Nós vamos trazer muita aprendizagem na bagagem, da Serra da Canastra para cá. Os meninos gostam disso e isso resulta positivamente em uma boa aprendizagem e em um bom relacionamento entre eles e a comunidade como um todo”, finalizou Zulma.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *