Destaque »

Zema se reúne com Bolsonaro para discutir dívida de MG com a União

18 de janeiro de 2019 – 17:22 |

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o vice-governador, Paulo Brant (Novo), se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) em Brasília, no Distrito Federal, nesta quarta-feira (16). Entre os assuntos tratados na …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +, Notícias

Procon registra resolução de 80% de reclamações em 2016

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Araxá divulgou balanço dos atendimentos realizados em 2016 que aponta índice de 80% da resolução dos problemas apresentados por um total de 16.308 pessoas atendidas. Atualmente, o órgão funciona com três profissionais na parte administrativa e oito estagiários que realizam os atendimentos. Os registros relacionados com telefonia lideram a lista de reclamações com 13,01%, seguidos de produtos com defeito, com 8,70%, renegociação de dívida, com 8,4% e contratos bancários, com 7,6%. De acordo com a secretária executiva do Procon, Belma Nolli, o valor é otimista e cresceu em relação aos anos anteriores. “O índice de resolução em 2014 era de 70%. Estamos conseguindo manter em 80% desde 2015. É muito favorável este valor de resolvermos sem ter que mandar as situações para a Justiça ou as empresas serem notificadas para resolverem os problemas. Se conseguirmos manter para este ano será bom, mas se aumentarmos o índice de resolução será excelente e atenderá nossa meta”, afirmou a secretária executiva. Foram 85 processos administrativos abertos com o envio de notificações para os reclamados, uma redução de aproximadamente 13% se comparado com o número de processos abertos de 2015. O balanço detalha ainda que de um total de 16.308 pessoas atendidas, 13.035 tiveram suas reclamações resolvidas sem abertura de processos, com utilização de ligações telefônicas, ou até mesmo com a ida de um atendente do órgão diretamente ao estabelecimento comercial para solucionar as pendências. Outras 3.189 pessoas tiveram orientações para os problemas apresentados, sendo que muitas dessas pessoas procuram o órgão de maneira preventiva.

 

Funcionamento

Desde fevereiro o atendimento começou a ser realizado com uma hora de antecedência, com distribuição de senhas 9h até às 14h, e término das atividades diárias às 17h. O Procon funciona na Rua Dom José Gaspar, 829, Centro. O atendimento também pode ser realizado pelo telefone (34) 3662-2444.