Destaque »

Prefeito assina escritura pública de aquisição da área que será doada para McCain

6 de dezembro de 2019 – 11:29 |

A Prefeitura deu um importante passo para viabilizar a instalação da empresa canadense McCain no município. Noo  último dia 4 de dezembro, o prefeito Aracely assinou a escritura pública de aquisição …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Cultura

Temporada 2017 do ‘Sempre Um Papo’, será aberta em Araxá com ‘Amyr Klinker

Entrando em seu trigéssimo primeiro ano, o ‘Sempre Um Papo’, vai abrir a temporada 2017 em Araxá com um convidado muito especial; ‘Amyr Klinker’, que  nasceu no dia 25 de setembro de 1955, na cidade de São Paulo. É o primogênito dos quatro filhos de Jamil Klink e Asa Frieberg Klink. Aos dez anos de idade, em Paraty, compra sua primeira canoa, Max – foi o início de uma coleção que ultrapassaria 30 embarcações. Em 1978, com 23 anos, faz sua primeira viagem internacional, de moto, até o Chile. Cinco anos depois, em 1983, termina a construção do seu primeiro barco: o I.A.T., com o qual, no ano seguinte, faria a primeira travessia solitária a remo do Atlântico Sul. A jornada de 3.700 milhas e 100 dias pelo Atlântico termina no dia 18 de setembro de 1984, na Bahia, e é retratada no best seller Cem Dias entre o Céu e o Mar. Em 1986 realiza a primeira de suas 15 viagens à Antártica. Na volta, começa a construção do Paratii. Com esse barco, em 1989, estréia como velejador em uma viagem em solitário que duraria 642 dias, passando sete meses e meio imóvel em uma invernagem antártica. Navega, ao todo, por 27 mil milhas – viagem descrita em Paratii, Entre Dois Pólos. Quatro anos depois, é sócio-fundador do Museu do Mar, em São Francisco do Sul, Santa Catarina. O ano de 1994 marca o início da construção do veleiro Paratii 2. No ano de 1996 casa-se com Marina Bandeira, velejadora com mais de uma centena de competições no currículo. Em 1997 nascem as gêmeas Tamara e Laura. No ano seguinte, Amyr parte para mais uma viagem em solitário. A bordo do Paratii, inicia o Projeto Antártica 360 Graus, em que faz a circunavegação polar pela rota mais difícil. São 88 dias, 14 mil milhas e mais um livro, Mar sem Fim. Em 2000, nasce sua filha caçula, Marina Helena. No ano seguinte, após sete anos, Amyr conclui o Paratii 2, o mais moderno veleiro já construído no Brasil. Entre dezembro de 2003 e fevereiro de 2004, Amyr refaz a circunavegação polar, dessa vez com cinco homens na tripulação. A viagem dura 76 dias sem escalas, por 13,3 mil milhas. Em 2006 lança seu mais recente livro, Linha D’Água – Entre Estaleiros e Homens do Mar. Amyr Klink tem em seu currículo mais de 2500 palestras proferidas, no Brasil e exterior, ao longo de mais de 30 anos como palestrante. Ele estará participando da primeira edição do ‘Sempre UmPapo’ em Araxá no 13 de março de 2017 no Teatro Municipal,onde além de falar de suas aventuras pelos mares do mundo ele vai contar a história comovente de Isa Pessoa’ que baseou no livro e no filme ‘ Não Há Tempo a Perder’, ao lado da companheira ( esposa Marina Kink).

PROJETO SEMPRE UM PAPO

Realização de encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Em 26 anos de trabalho, aconteceram mais de 4,5 mil eventos, que reuniram um público superior a 1,5 milhão de pessoas. O know-how de realização dos eventos é replicado a qualquer parte do País. Destinado a cidades do interior, com população de 10 a 200 mil habitantes, o projeto convida escritores para falar sobre temas de interesse dos moradores. Os assuntos são selecionados previamente através de pesquisas feitas junto a lideranças comunitárias da região. Também abre espaço para a divulgação de novos escritores e especialistas que encontram no projeto a oportunidade de se projetar na mídia e conquistar o público. Experiências vitoriosas são realizadas nas cidades de Nova Lima e Itabirito há mais de 10 anos, e em Sete Lagoas, Betim, Barão de Cocais, Itabira, Araxá, São Gonçalo do Rio Abaixo, Congonhas e Mariana, com excelente repercussão junto à opinião pública.