Logo Jornal Interação

Encontro será realizada no próximo dia 30 em Araxá dentro do Programa TIM ArtEducAção.

 Depois do sucesso das mostras artísticas, está aberta a nova temporada do Programa TIM ArtEducAção. A grande novidade do semestre é o encontro ArtEducAção e TV, com o diretor das oficinas de atores da Rede Globo, Tônio Carvalho. No primeiro semestre, Tônio já visitou Viçosa, Ubá e Juiz de Fora. A partir do dia 21 de agosto, será a vez de outras dez cidades receberem mais essa iniciativa do programa.  Todos os arte-educadores do TIM ArtEducAção e artistas locais vão ter a oportunidade de trocar experiências com o conhecido diretor. Na cidade de Araxá, o encontro será no próximo dia 30, quinta-feira, às 20h, no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB).

Tônio Carvalho é diretor artístico responsável pela Oficina de Atores da TV Globo e ocupa cargo desde 1990. Pela Oficina passaram inúmeros atores e atrizes que hoje atuam com sucesso como: Eduardo Moscovis, Rodrigo Santoro, Murilo Benício, Marcelo Anthony, Murilo Rosa, Toni Garrido, Rodrigo Hilbert, Dudu Azevedo, Márcio Garcia, Camila Pitanga, Letícia Spiller, Giovana Antonelli, Marjorie Estiano, Ana Furtado, Maria Luisa Mendonça, Adriana Birolli, Alessandra Negrini, dentre outros.

Além de dirigir a Oficina, Tônio Carvalho é diretor e autor teatral, autor de literatura para jovens e crianças, já recebeu inúmeros prêmios de dramaturgia, como diretor, autor e cenógrafo teatral. Sendo os mais importantes os Troféus Mambembe do rio e de São Paulo, e o APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e o Coca-Cola de teatro infantil. E também é autor de roteiros para cinema terá brevemente dois longas em produção.

Marcelo Soares Andrade, idealizador e coordenador do projeto, acredita que o ArtEducAção e TV vai ser uma grande oportunidade de aprendizado. “Esse encontro é mais uma aposta enriquecedora do programa para 2012, que promete encantar os participantes. Na oportunidade, todos vão poder conhecer um pouco mais sobre as diferenças e semelhanças entre teatro e televisão, vivenciando a troca constante de conhecimentos”, disse. A expectativa de Tônio Carvalho para o encontro é a melhor possível. “As pessoas devem se capacitar e melhorar suas formações sempre. Nas cidades que já visitei, percebei que os arte-educadores se interessavam por tudo que eu dizia. É bacana poder trocar ideias com as pessoas”, afirmou.

Outro destaque do programa em 2012 foi a ampliação da oficina de ArtEducAção Digital para todas as cidades participantes. A tecnologia foi levada como ferramenta de ensino para leitura, produção de textos e interpretação de imagens, e o resultado pôde ser visto nas mostras artísticas. Vídeos criativos em stop motion, técnica trabalhada no primeiro semestre, foram apresentados, e a arte digital compôs o cenário da maioria dos espetáculos. Além disso, um blog com as produções de cada cidade foi lançado. Para conferi-lo, acesse www.artedigitaltim.wordpress.com .

 Resultados

 O sucesso do TIM ArtEducAção é comprovado pelas pesquisas realizadas anualmente com todos os envolvidos no projeto, pela Universidade Federal de Viçosa. Os resultados de 2011 foram os melhores, de todos apresentados até hoje. Para se ter uma ideia, todas as escolas que recebem o Programa nas 12 cidades de Minas estão satisfeitas e reconheceram a eficiência do TIM ArtEducAção e todos os arte-educadores acreditam que a arte contribui para a transformação da vida de seus alunos. Entre os articuladores e o Poder Público, a opinião positiva também é unanimidade: 100% deles afirmaram que o Programa impactou as políticas públicas dos municípios.

 TIM ArtEducAção

 Realizado desde 2001, o TIM ArtEducAção oferece oficinas artísticas gratuitas a aproximadamente 4.000 crianças e adolescentes da rede pública de ensino por ano. Desenvolvido em parceria com as prefeituras dos municípios, por intermédio das Secretarias de Cultura e Educação, o programa está presente em Araxá, Barbacena, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa. O TIM ArtEducAção é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 Em Araxá, cerca de 220 alunos de quatro escolas da rede pública de ensino da cidade participam das oficinas artísticas de arte digital, circo, teatro, dança e música. Tudo isso é possível mediante parcerias com a Prefeitura Municipal de Araxá, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Dança Kathak, Bit Company e Escola de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo.   

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *