Logo Jornal Interação

 A Polícia Militar promoveu, nesta segunda-feira, 13, na Rua Mariano de Ávila, blitz educativa de conscientização sobre o uso do cerol em linhas de pipas ou papagaios.

A Polícia Militar (PM) realizou uma blitz educativa, na tarde da última segunda-feira, 13, para levar à população araxaense uma mensagem de conscientização sobre o uso do cerol [mistura de cola com cacto de vidro] em linhas de pipas. Vários motoristas, motociclistas e ciclistas foram parados no sinaleiro da rua Mariano de Ávila, trecho que cruza com a rua Dom José Gaspar para receberem um folheto contendo dicas de prevenção contra essa prática normalmente de crianças durante as férias.

O folheto continha dicas importantes como a utilização de duas antenas protetoras antilinhas, instaladas na motocicleta, com altura acima do capacete do condutor, de maneira a evitar acidentes mais graves com os motociclistas. As antenas podem ser adquiridas em lojas de auto peças para motos.

Segundo dados da Associação Brasileira de Motociclistas, são mais de cem acidentes por ano, sendo que 25% deles são fatais. Na semana passada, ocorreu um acidente com o motociclista que foi atingido perto do olho em Araxá.

“O que chegou até a Polícia Militar através de um registro foi somente um caso que ocorreu na área central, sem lesão grave no motociclista. No Estado, em MG, foram observados outros casos, inclusive de vítima fatal. Então a gente pede encarecidamente para a população, principalmente os motociclistas, que denunciem, acionem o 181 [disque denúncia] quando suspeitarem que crianças estejam soltando pipa com cerol para a gente se deslocar até o local e verificar a questão”, disse o coordenador da campanha em Araxá, o capitão da PM, Adriano Guimarães.

Adriano observou que esta simples brincadeira pode causar muita dor de cabeça para a população, pois o uso do cerol é proibido no Estado de Minas Gerais, de acordo com a Lei 14.349, de 15 de julho de 2002. “Para quem desrespeitar as regras, a pena varia em multa de R$ 100,00 a R$ 1.500,00. Cabe até mesmo a condução da criança e do adolescente, juntamente com os pais, para a delegacia. Inclusive os responsáveis por menores que se envolverem em acidentes relacionados com o uso do cerol serão responsabilizados por permitir que seus filhos utilizem dessa substância, que é perigosa”, alertou.

O motociclista Vanildo Wílson de Oliveira destacou que todo o cuidado com as linhas de pipas que contém o cerol é pouco. “A diferença da moto com o carro é que na frente, ela não tem nenhum tipo de proteção contra o condutor e no carro, já se tem isso sendo que o cerol é muito mais perigoso para os motoristas. Tem que andar equipado com o capacete, principalmente com aquelas anteninhas que protegem o motorista”, comentou.

Para o motoboy Mariano Novaes, esse tipo de campanha é muito importante. “Fico bastante atento com essas linhas de cerol, mas não me remete a medo. Acho essa campanha essencial para reforçar toda a nossa segurança em relação ao cerol”, afirmou.

É bom lembrar que não são somente os motociclistas que podem sofrer com o corte do cerol. Os animais, principalmente aqueles que voam mais alto como os urubus, gaviões e corujas também estão sujeitos a acidentes. As aves de médio porte, como pombas e passarinhos, quando sofrem uma lesão, raramente conseguem sobreviver. Conforme divulgou o IBAMA, apenas 10% desses animais que são lesionados são encaminhados para a instituição.

A Polícia Militar conclama a população para denunciar pelo 190 os locais onde crianças/adolescentes estejam soltando pipa, como forma de auxiliar a PM a coibir a prática do uso do cerol.

Confira as principais dicas da PM:

  • Jamais utilize, na linha, o cerol para empinar papagaios ou pipas.
  • Não empine papagaios ou pipas em cima de lajes ou telhados. O risco de acidente por queda é muito grande.
  • Evite fazer papagaios ou pipas com papel laminado. Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos. Prefira locais abertos como praças e parques. O risco de choque elétrico é muito grande.
  • Se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus. Eles podem se transformar em condutores de eletricidade e você corre o risco de tomar um choque. Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *