Logo Jornal Interação

Arte e cultura no 12º Dançaraxá

17//08/2012- 13:50

Poradmin

ago 17, 2012

Tradicional festival de dança de Araxá já está na sua 12º edição e reúne centenas de coreografias que serão apresentadas durante o campeonato de dança.

Teve início na última quinta, 16, a 12ª edição do Festival Dançaraxá. O evento é uma realização do Sesc Minas em parceria com a Escola de Dança Elaine e Cia. A mostra acontece na própria Unidade Sesc Araxá que fica na Rua Dr. Edmar Cunha, 150, Bairro Santa Terezinha, onde cerca de 380 coreografias estão sendo apresentadas por 60 grupos de balé de 28 cidades e três estados brasileiros. Durante o festival, serão realizadas oficinas gratuitas de dança nas modalidades: Ballet Clássico, Jazz e Danças Urbanas. Depois da abertura será cobrada o valor de R$7 para entrada no festival.

Durante a competição, mais de 1.500 dançarinos estarão divididos em cinco categorias, sendo elas: Junior, Juvenil I, Juvenil II, Adulto e Avançado, que disputarão o prêmio máximo de R$6 mil. As apresentações se dividem em “Ballet Clássico”; “Clássico de Repertório”; “Moderno”; “Estilo Livre”; “Jazz”; “Neoclássico” e “Contemporâneo”. Os bailarinos serão avaliados por jurados de renome internacional, sendo eles: Cristina Cará (Jazz); Toshie Kobayashi (Ballet Clássico); Steven Harper (Sapateado); Cristina Helena (Ballet Clássico) e Márcia Delmondes (Jazz Feeling).

Além da competição, durante o festival, o público poderá participar de oficinas gratuitas de dança nos dias 18/08 (sábado) e 19/08 (domingo), nas seguintes modalidades: “Ballet Clássico (nível intermediário e avançado)”; “Danças urbanas”; “Jazz”; “Sapateado” e “Jazz Feeling”. O objetivo dos cursos é incentivar os bailarinos em suas qualificações técnicas. As aulas serão ministradas por alguns jurados da competição. Os participantes também participarão do Fórum temático com o tema: “Aprimoramento das técnicas da dança em todas as idades”,  ministrado por Octávio Nassur, especializado em dança em Los Angeles e Barcelona.

 O Dançaraxá tem o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e a parceria da TV Integração. O espetáculo tem o incentivo da Lei Rouanet.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *