Logo Jornal Interação

O promotor de Justiça Eleitoral, Fábio Soares Valera, alertou os mais de 70 mil eleitores aptos a votar em Araxá sobre a importância de se analisarem as propostas de governo de cada candidato para o voto consciente por meio de propagandas políticas veiculadas em rádio e TV.

O horário político eleitoral gratuito começa a ser transmitido no próximo dia 21, nas emissoras de TV e de rádio, apresentando os candidatos a prefeito e a vereador de sua cidade. Em Araxá, a população terá oportunidade de conhecer as propostas de governo de quatro candidatos a prefeito e vice que são Jeová Moreira da Costa (PDT) e Edna Castro (PSDB) , Toninho Barbosão (PT) e Waldir Benevides de Ávila (PSB), Aracely de Paula (PR) e Lídia Jordão (PP) e Ronito Roberto dos Reis (PMN) e Giselda Leal (PMN), partido não coligado e de cerca de 160 postulantes a 15 vagas no Legislativo até o dia 4 de outubro, antevéspera das eleições municipais.

No rádio, os programas serão exibidos diariamente, de segunda a sábado, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. Na TV, os horários serão das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h, também neste mesmo período. As propostas de governo dos candidatos a prefeito serão veiculadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, e as propagandas políticas que se referem aos vereadores, nas terças e quintas-feiras.

De acordo com o promotor de Justiça Eleitoral, Fábio Soares Valera, a veiculação da propaganda política em rádio e TV é considerada ponto nobre da campanha eleitoral. “É o momento em que o candidato pode entrar nos lares de todos os eleitores, porque nós sabemos, o IBGE nos diz isso, 100% dos domicílios aqui em Araxá, por exemplo, são dotados de ao menos um aparelho de TV e de ao menos um aparelho de rádio. Consequentemente é a forma pela qual o candidato consegue entrar em todos os lares”, comentou.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Araxá tem 70.597 eleitores aptos a votar em outubro, sendo que a cidade também segue tendência nacional com o registro de mais mulheres do que homens credenciados a participar do pleito [36.561 (51,8%) contra 34.014 homens (48,2%)].

O promotor destacou que os eleitores precisam estar bem atentos sobre as propostas de governo, pois analisar bem já é um caminho para se fazer a escolha do candidato ideal para ocupar  as vagas do Executivo e do Legislativo. “Esse exercício do voto gera uma consciência para o eleitor brasileiro saber avaliar também a possibilidade concreta de realização das propostas de governo que os candidatos estabelecem em seus horários eleitorais gratuitos, de maneira que o eleitor não entre mais naquelas conversas falaciosas, sem substrato, sem laço, que outrora ouvíamos dos candidatos”.

Fabio Valera contou que a legislação eleitoral ficará de olho para que o objetivo de transmitir as propostas de governo não se desvirtue para ofensas pessoais entre candidatos. “A gente sabe que isso é uma praxe antiga no horário eleitoral gratuito, que em dado momento da campanha eleitoral, podem surgir ofensas pessoais, à honra e à dignidade e denuncismos. Estaremos atentos para o conteúdo dessa comunicação a ser estabelecida entre o candidato e o eleitor, evidentemente zelando para que não ocorra desvirtuamentos, ou seja, para que essa campanha no rádio e na TV observe o que a legislação quer dessa campanha, que é a transmissão de propostas de governo”.

Fábio Valera analisou positivamente o andamento do processo eleitoral em Araxá. “Felizmente o processo eleitoral em Araxá até esse momento é tranquilo e pacífico. Evidentemente tem uma ou outra pendência na justiça eleitoral, que são questões simples, de fácil resolução, de fácil análise, de uma maneira que nós estamos muito satisfeitos com o desenrolar. São candidatos experientes, maduros, que conhecem o processo eleitoral, enfim, as suas coligações são muito experientes na vida pública, na vida política, de tal maneira que a justiça eleitoral está realmente satisfeita com o comportamento das coligações postulantes até o momento e esperamos que tudo transcorra dessa forma até o final das eleições”, concluiu. 

Coligações em Araxá

A coligação Sou Mais Araxá, composta pelos partidos PT e PSB, que tem como candidato a prefeito o empresário Toninho Barbosão (PT) e Waldir Benevides de Ávila (PSB) candidato a vice-prefeito, terá o tempo total de 7 minutos e 12 segundos, tanto para o rádio, quanto para a TV.

A coligação Araxá em Boas Mãos, composta pelos partidos PDT, PSDB, PTB, PRTB, PSC e PSDC, que apoia a reeleição do prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT) e tem como candidata a vice-prefeita a vereadora Edna Castro (PSDB), terá 6 minutos e 48 segundos em seus programas de rádio e TV.

A coligação Unidos Podemos Mais, composta pelos partidos PR, PP, PMDB, DEM, PRB, PV, PPS, PTdoB, PCdoB, PSL, PRP, PHS, PSD e PTC, que apoia a candidatura a prefeito de Aracely de Paula (PR) tendo como candidata a vice-prefeita a vereadora Lídia Jordão (PP), terá 13 minutos e 26 segundos de propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na TV.

O Partido da Mobilização Nacional (PMN) que lançou chapa pura, tem o candidato a prefeito, Ronito dos Reis e a candidata a vice-prefeita, Gizelda Leal. O partido conta com 2 minutos e 32 segundos de propaganda eleitoral no rádio e TV.

Em relação as eleições proporcionais, o tempo de veiculação das coligações também já foram definidos:

Sou Mais Araxá (PT e PSB) – 6 minutos e 40 segundos

Araxá em Boas Mãos (PDT, PSDB, PTB, PRTB, PSC e PSDC) – 6 minutos e 14 segundos

Projeto Vitória (PTdoB, PRP, PCdoB, PHS e PSL) – 2 minutos e 20 segundos

Araxá Mais Verde (PRB, PV e PPS) – 2 minutos e 36 segundos

Todos por Araxá (PR e PMDB) – 6 minutos e 17 segundos

Democracia e Progresso (DEM, PP e PTC) – 4 minutos e 16 segundos

 PSOL – 1 minuto e 33 segundos

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *