Logo Jornal Interação

O evento reuniu mais de 800 atletas de diversos países.

Aconteceu entre os dias 25 e 31 de julho, o 23º Pan-americano da Juventude de Xadrez Clássico, em Lima, Peru. O Brasil foi representado por 24 atletas, 15 paulistas, 3 mineiros, 2 catarinenses, 1 carioca, 1 sul-mato-grossense, 1 cearense e 1 amazonense. O evento teve a participação de mais de 800 atletas de diversos países do continente americano. Dentre os três mineiros participantes do evento, dois são atletas da Academia Araxaense de Xadrez: Vítor Amorim Fróis (sub 10 Absoluto) e César Romero Júnior (sub 18 Absoluto).

No Pan-americano Clássico, Vítor obteve grandes resultados, em partidas muito difíceis. Após derrotar o peruano na primeira rodada, Vítor confrontou na rodada seguinte o fortíssimo e favorito ao título, o indiano naturalizado americano Aravind Kumar, na mesa 1. Vítor jogou muito bem, mas não conseguiu vencê-lo. Outros resultados excelentes de Vítor foram os empates contra o campeão peruano sub 10 e campeão pan-americano 2011, Gabriel Aaron Landa Medrano, e contra o colombiano Camilo Corredor Castellanos, que tinha o terceiro melhor rating da categoria. Das nove partidas disputadas por Vítor, o enxadrista conquistou quatro vitorias dois empates e sofreu três derrotas. Considerada uma boa classificação, Vítor terminou em 25º lugar dentre quase cem enxadristas em sua categoria.

Já César obteve uma vitória contra um americano, na primeira rodada e um empate contra outro fortíssimo enxadrista americano na segunda rodada. A partir da terceira rodada, César sentiu muito cansaço devido às longas e difíceis partidas que disputou. Com esses dois empates, César mostrou estar com um bom nível, comparando com os jogadores de sua idade. Ao mesmo tempo, observou que necessita de mais preparo físico e ritmo, que, apesar de não parecer, é extremamente necessário também no esporte da inteligência, haja vista que nesse evento, cada partida poderia durar até quatro horas. O atleta chegou em 30° lugar nessa competição.

César e Vítor continuam seus estudos e treinos na Academia Araxaense de Xadrez para representarem Araxá, juntamente com outros atletas da Academia, na 4ª Etapa do Circuito Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas de Xadrez Rápido 2012, em Uberlândia, no dia 11 de agosto.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *