Logo Jornal Interação

Araxá começou como pouso de tropeiros.

Como podemos saber disso?

A primeira coisa que nos chamou a atenção foi a forma afunilada da Avenida Antônio Carlos, que começa larga embaixo e vai se estreitando para cima. Teria sido um projeto urbanístico? Claro que não! Essa forma é consequência de atividades humanas. Começamos a pesquisar a partir dessa constatação.

O gado das fazendas ao norte, indo salitrar no Barreiro, por algum lugar deveria passar. Onde? Todos os mapas conhecidos da cidade de Araxá mostram a estrada (01, no mapa abaixo, de 1938) saída para o Norte pela Avenida Ananias Pereira (Avenida do Presídio). Sant Hilaire esteve em Araxá em 1819 e saiu para Paracatu em direção norte, passando pela fazenda Cachoeirinha e, depois, pelo Quebranzol. Se era essa a estrada para o Barreiro, então deveria ter deixado mais marcas.

Examinando no mapa as curvas de nível da encosta do morro de Santa Rita, observamos (02) um encurvamento dessas linhas indicando um rebaixamento que pode ser feito pela passagem de gado. Esse rebaixamento é continuação da estrada e pode ser por onde o gado descia. Nesse rebaixado está hoje uma avenida embargada.

Na sequência vemos (03) um grande espaço que resultou no grande quarteirão da cadeia antiga já demolida. Esse espaço pode ter surgido como local de pouso de gado ou espera para entrada ou saída do Barreiro.

Em seguida segue um caminho afunilado (04) que formou a Avenida Antônio Carlos. Esse afunilado pode ser feito por saída de gado que começa atropelado e vai se afinando na medida em que toma toada de estrada.

Por fim (05) essas quatro evidências estão alinhadas e apontam para o Barreiro, não pela Avenida Imbiara, mas contornando a colina procurando subir em ângulo uniforme com as curvas de nível.

Se o gado deve passar por algum lugar e há a estrada antiga, então, com as demais evidências, podemos adotar esse modelo de início da cidade ao redor de um pouso de tropeiros. Muito provavelmente ao lado da única praça que por ali existe que e a que hoje se chama Praça Maria Carneiro.

Evidentemente esse é um modelo lógico. Um “teorema”. É um começo que poderá ser alterado com o surgimento de novas evidências.

Estamos adotando uma forma científica de fazer história.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *