Logo Jornal Interação

A Associação da Imprensa Araxaense (AIA) vai homenagear grandes profissionais da comunicação local, na confraternização que será realizada nesta sexta-feira, 9 de dezembro, no Bar Spetus. Profissionais da imprensa de Araxá receberão o reconhecimento pelo trabalho desempenhado nesse ano e, ao longo de suas carreiras, seja no impresso (jornal, revista e on-line), no rádio e na TV. Essas são as três categorias agraciadas com o Prêmio Túlio Maneira, profissional da área que, ao lado de Anete Di Mambro, incentivou a criação da AIA. O Prêmio Túlio Maneira foi instituído desde a fundação da AIA, em homenagem a um dos fundadores da associação, Túlio Maneira, o Tulinho, como era chamado pelos amigos, que atuou por muitos anos em rádio, assessoria de comunicação e outras áreas da imprensa.  Anualmente, a associação premia personalidades do jornalismo araxaense que recebem a homenagem, principalmente como uma forma de agradecimento ao trabalho e a dedicação para a informação com seriedade e independência. A Associação da Imprensa Araxaense (AIA) vai anunciar também na festa, o grande homenageado com a Medalha Geraldo Porfírio Botelho. Advogado, jornalista, radialista, produtor cultural e escritor, o empresário Olavo Drummond Filho, conhecido como Olavinho Drummond, será o agraciado com essa importante honraria conferida pela associação. Ele é diretor presidente da Rede Sintonia de Comunicação, que congrega a TV Sintonia, a Rádio Sintonia FM e o site Diário Sintonia.  Olavinho recebe a Comenda na Cerimônia da Câmara Municipal de Araxá, que outorga do Título de Cidadania Honorária e Medalha Dom José Gaspar, no dia 19 de dezembro. Além das homenagens, a nova diretoria da AIA será empossada para a gestão 2017/2019.

Homenageados com o Prêmio Túlio Maneira

Categoria Impresso (jornal, revista e on-line)

GEDSC DIGITAL CAMERA

Natural de Araxá, Caio Ranieri formou-se em jornalismo em 2008, na Universidade de Uberaba (MG). Atuou como repórter nos Jornais Correio de Araxá e O Planalto, Portal Araxá, Jornal Araxá. Foi ainda repórter e apresentador da TV Sintonia e editor do site Diário Sintonia. Fundou em 2011 o Portal Minas no Foco. Trabalha ainda em diversas assessorias de imprensa em Araxá e região, como por exemplo, as mais recentes: Exposição Agropecuária de Araxá, na Câmara Municipal de Araxá e do Encontro Sesi de Artes Cênicas. Caio também é assessor de imprensa do Vereador Fabiano Santos Cunha, do Grupo de Teatro Fratelo, onde também é ator, atua como Mestre de Cerimônias e apresentador de eventos, escreve para a Revista Foco Araxá, desde a primeira edição, apresenta na Rádio Volt FM, o Programa Volt Informa e é comentarista do Programa Desperte.

Categoria Rádio

Oredes Pereira dos Santos, nascido em Coromandel, tem uma longa estrada no jornalismo. Começou na Rádio Difusora de Patrocínio em uma transmissão de futebol na cidade de Monte Carmelo e posteriormente trabalhou na Rádio Clube de Patos. Oredes foi correspondente das Rádios Globo de Uberlândia e Inconfidência de Belo Horizonte. Há décadas, termina sempre os seus programas com aquela famosa frase: “Até amanhã, se Deus quiser e ele é tão bom que vai querer”, ao lado do companheiro José Antônio, já homenageado pela AIA no ano passado. Ele atualmente apresenta os programas Rádio Jornal de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30, e o Araxá Hoje, todos os sábados, às 11 horas. Oredes completa 47 anos de casa nesse ano em que a emissora completa 70 anos.

Categoria TV

A homenageada dessa categoria tem 45 anos, nasceu em Vila Funchal, distrito de São Gotardo, e é formada em Comunicação Social, com habitação em Jornalismo, pela Universidade de Uberaba (Uniube) em 1998. O nome dela é Maria Abadia Oliveira Côrrea, mais uma agraciada com o Prêmio Túlio Maneira 2016. Ela começou a trabalhar na área cobrindo férias por um mês no Jornal da Manhã, em Uberaba, atuou também na Assessoria de Comunicação de empresa de informática e na Cooperativa Regional dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande – Coopervale. Em 1999, Abadia iniciou os seus trabalhos na TV Integração, empresa que ela trabalha até hoje. Trabalhou na unidade de Itaúna, depois Divinópolis e, desde 2006 foi transferida para Araxá.  Na empresa, ela esteve na produção por dois anos e atualmente é editora de texto.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *