Logo Jornal Interação

Educação campeã

11//11/2016- 13:47

PorEditor1

nov 11, 2016

olavao-machadoOlavo Machado é presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Sistema Fiemg)

No mês de novembro, nossa Indústria celebra a educação profissional com mais uma edição da Olimpíada do Conhecimento (OC), evento nacional que o SENAI realiza a cada dois anos. Em 2016, Brasília sedia a OC, em um novo formato. As provas individuais de cada ocupação das edições anteriores deram lugar a desafios que devem ser resolvidos em equipe. Os cerca de 1.200 participantes da Olimpíada terão de usar as habilidades técnicas e pessoais para desenvolver soluções e produtos para empresas e para a comunidade.

Os desafios consideram conceitos como mobilidade urbana, interatividade, economia criativa e sustentabilidade. As equipes serão formadas por um grupo de profissionais de diferentes áreas e ocupações e terão de desenvolver sete projetos, que vão de uma casa popular inteligente passando por carro conceito, soluções sustentáveis em tecnologia da informação, tuning ou carro customizado, roupa multifuncional, festa saudável até produtividade leiteira.

O foco de nossa olimpíada é estimular jovens em processo de formação; elevar o nível de desempenho dos alunos em cada ocupação; promover o intercâmbio técnico-pedagógico entre os participantes; proporcionar vivências semelhantes às enfrentadas na vida profissional; e, aproximar cada vez mais a educação profissional do mercado de trabalho e das necessidades ambientais da indústria.

Nossa instituição trabalha para formar um Brasil melhor e mais preparado. Nosso foco é formar profissionais que aliem tecnologia e conhecimento para, em breve, possuírem um lugar de excelência na Indústria. No campo da formação de técnicos qualificados para a indústria mineira, o SENAI recebeu, no período de 2011 a 2016, 690 mil matrículas em cursos de aprendizagem industrial, cursos técnicos, cursos de qualificação e cursos de aperfeiçoamento.

Neste contexto, é relevante salientar o desempenho das unidades operadas pelo SENAI, incluindo 36 unidades operacionais com serviços tecnológicos, 28 laboratórios e mais de três mil empresas atendidas. No Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI (CIT) estão três institutos de inovação e mais cinco de tecnologia, contando com 47 mestres e doutores, além de R$ 149 milhões em investimento.

Em 2014 e 2015, alunos do SENAI de Minas Gerais conquistaram, respectivamente, o 1º lugar na Olímpiada do Conhecimento Nacional, que reúne os melhores alunos do Brasil e na Worldskills, que é a maior competição mundial na área do ensino profissionalizante. São resultados que nos animam a seguir adiante, com a crença de que educação gera conhecimento, inovação, tecnologia, competitividade e mercado para as empresas mineiras.

Outro exemplo concreto de nossa preocupação com a educação são os resultados obtidos pelo Serviço Social da Industrial (SESI), cuja missão é trabalhar pela qualidade de vida e da educação básica dos filhos dos industriários, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), reconhecido como a mais importante porta de acesso às principais universidades do país para milhares de jovens estudantes.

Nossas escolas conquistaram excelente classificação. Dentre as 290 escolas do SESI e SENAI de todo o país, as 12 primeiras colocações são de escolas SESI de Minas Gerais. São resultados que decorrem dos investimentos realizados no Projeto SESI Educação Integral, na capacitação de professores e equipe pedagógica, no processo de avaliação dos alunos, nas ferramentas utilizadas em sala de aula e na infraestrutura das escolas. O objetivo, sempre, é o de atender a indústria mineira com a formação de profissionais capacitados a enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais exigente, ávido por pessoas competentes e inovadores.

Hoje, o SESI de Minas Gerais é reconhecido como uma das maiores redes de ensino privado do estado, com resultados expressivos nos últimos cinco anos: 69 mil matrículas na educação básica e 32 mil alunos matriculados no programa Educação de Jovens e Adultos. Com o Programa Escola Móvel, o SESI de Minas está presente em 301 municípios mineiros nos quais formou 39 mil alunos, com taxa de empregabilidade de 79%.

Estes resultados também decorrem do trabalho voluntário realizado em todo o estado pela FIEMG e muito especialmente por seus 138 sindicatos filiados, localizados nas mais diferentes regiões mineiras, onde representam milhares de empresas de todos os setores e segmentos industriais. O que nos move é a crença de que a educação é e sempre será fundamental para a construção de uma indústria forte, moderna, diversificada, inovadora, desenvolvedora de tecnologia e capaz de agregar valor ao produto industrial de Minas Gerais. Estes, sabemos todos, são diferenciais competitivos estratégicos em um mundo de economia globalizada e de concorrência cada vez mais intensa.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *