Destaque »

CBMM amplia área de atuação e anuncia criação do Centro de Matéria Prima para Turbinas de Avião em Araxá

14 de dezembro de 2018 – 11:13 |

A direção da empresa CBMM, realizou na noite da última terça-feira, dia 11 de dezembro, no ‘Clara Rosa Eventos’,  a tradicional reunião de confraternização com profissionais e diretores de organismos de imprensa da cidade de …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Saúde

Vacina BCG é aplicada em Araxá pela Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que vai aplicar doses da vacina BCG (vacina contra a tuberculose) somente às segundas e quintas-feiras, das 8h às 14h no Centro de Vacinação localizado na Rua Calimério Guimarães, n° 850, na região central da cidade. Esse procedimento está sendo adotado sob orientação da Superintendência de Saúde de Uberaba que reforça a importância de fazer uma melhor gestão desse tipo de vacina para aproveitar melhor as doses e, assim evitar o desperdício, já que a quantidade de doses recebidas do Estado é pequena.

O que é BCG:

BCG é a sigla de Bacillus Calmette-Guérin, que é uma vacina contra a tuberculose, uma doença muito grave, transmitida pelo ar, e pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. A vacina BCG começou a ser testada em 1925, e ficou conhecida como a primeira vacina do século XX. O cientista Albert León Charles concluiu que para poder imunizar as pessoas contra a tuberculose, só seria possível colocando no organismo delas bacilos tuberculosos, e assim o fez, começando com testes em animais, e depois com seres humanos. A BCG pode ser administrada desde o primeiro mês de vida de uma criança, e não é muito recomendada para adultos, o ideal é ser feita na idade infantil. A BCG é mais indicada para crianças com menos de cinco anos de idade, e para todas as formas de tuberculose. Essa vacina também é utilizada em crianças com HIV positivo, e que possuam sintomas da doença.

fotocomunicadovacinabcg