Destaque »

Lídia Jordão faz palestra no 13º Encontro Mulheres com Direito

17 de maio de 2019 – 19:12 |

Lídia Jordão representou Minas Gerais, juntamente com mais nove mulheres da área do Direito, de outros estados do País. Ela foi convidada pela coordenação geral  do Encontro, através da Drª Fabiana Garcia. Para Jordão, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Saúde

Vacina BCG é aplicada em Araxá pela Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que vai aplicar doses da vacina BCG (vacina contra a tuberculose) somente às segundas e quintas-feiras, das 8h às 14h no Centro de Vacinação localizado na Rua Calimério Guimarães, n° 850, na região central da cidade. Esse procedimento está sendo adotado sob orientação da Superintendência de Saúde de Uberaba que reforça a importância de fazer uma melhor gestão desse tipo de vacina para aproveitar melhor as doses e, assim evitar o desperdício, já que a quantidade de doses recebidas do Estado é pequena.

O que é BCG:

BCG é a sigla de Bacillus Calmette-Guérin, que é uma vacina contra a tuberculose, uma doença muito grave, transmitida pelo ar, e pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. A vacina BCG começou a ser testada em 1925, e ficou conhecida como a primeira vacina do século XX. O cientista Albert León Charles concluiu que para poder imunizar as pessoas contra a tuberculose, só seria possível colocando no organismo delas bacilos tuberculosos, e assim o fez, começando com testes em animais, e depois com seres humanos. A BCG pode ser administrada desde o primeiro mês de vida de uma criança, e não é muito recomendada para adultos, o ideal é ser feita na idade infantil. A BCG é mais indicada para crianças com menos de cinco anos de idade, e para todas as formas de tuberculose. Essa vacina também é utilizada em crianças com HIV positivo, e que possuam sintomas da doença.

fotocomunicadovacinabcg