Logo Jornal Interação

Águas Minerais

20150519072548494770i

A Codemig é detentora da concessão das fontes de águas minerais das marcas Araxá, Caxambu, Cambuquira e Lambari, localizadas  nesses municípios. Em 2015, a Companhia implementou o novo modelo de gestão referente aos Direitos Minerários, Equipamentos e Instalações de Envasamento dessas águas. A empresa tem conferido especial atenção a essa relevante frente de ação, assegurando a continuidade de operação, manutenção e vendas das águas minerais e considerando sempre a importância de sua atuação estratégica em prol do desenvolvimento socioeconômico do Estado de Minas Gerais.

Os recursos de águas minerais vêm, com cada vez maior intensidade, conquistando importância na vida das pessoas, quer pela exigência crescente da sociedade moderna, quanto aos padrões de potabilidade, quer pela constatação do aumento da poluição das águas, ocasionadas pelo desenvolvimento industrial e urbano. Os níveis atuais de crescimento da produção, da industrialização e de sua comercialização confirmam esse grande potencial.

Minas Gerais participa com cerca de 10% do total de água produzida no País, ocupando a segunda posição no ranking nacional. É ainda o Estado onde se encontra a maior concentração geográfica de águas carbogasosas, alcalinas, alcalino-terrosas, sulfatadas e sulfurosas.

Tesouro com sabor de patrimônio

As águas minerais do Estado são extraídas com suas composições minerais naturalmente balanceadas e pureza inigualável. Límpidas, transparentes e refrescantes, elas brotam de todo o extenso território, em fontes e nascentes que dão origem a córregos, rios, cachoeiras e lagos. Na região das Águas da Mantiqueira, ao sul de Minas Gerais, vêm as sofisticadas águas mineiras Caxambu, Cambuquira e Lambari. No oeste mineiro, nasce a Araxá, outra importante fonte de água de rara leveza.

As águas de Cambuquira e Caxambu participam de importantes festivais gastronômicos no mundo, como é o caso do Madrid Fusion e do Festival de Gastronomia de Tiradentes, entre outros. A Cambuquira é uma água mineral leve, suave e exclusiva, premiada como uma das melhores do mundo. Por sua vez, a Caxambu tem a capacidade natural de ampliar a percepção dos sabores, sendo indicada para se degustar durante as refeições e para o preparo de receitas especiais e refinadas, sendo considerada uma água gourmet por excelência.

A água mineral Araxá tem características únicas, naturalmente leve e sofisticada, sendo ideal para o consumo no dia a dia. O produto possui sais minerais que hidratam o organismo. Lambari é uma água energética, que acelera o processo digestivo, sendo adequada, por exemplo, para a prática de esportes radicais e para quem deseja viver com mais saúde desde a juventude.

A Codemig é responsável pelos direitos minerários das águas minerais de Caxambu, Lambari, Cambuquira e Araxá. A AGMM é parceira da Codemig nas atividades de envasamento e comercialização dos produtos.

Revitalização do Circuito das Águas

O programa de revitalização do Circuito das Águas tem por objetivo resgatar a região como um importante destino turístico para todo o Brasil, voltando-se ainda para o mercado internacional do turismo.  O Governo de Minas Gerais, por meio da Codemig e em parceria com prefeituras, vem investindo no potencial turístico para devolver todo o glamour à região do Circuito das Águas. As águas do Sul de Minas, mais do que um roteiro turístico, constituem um valioso patrimônio do Estado.

cortar_plastico_na_esquerda 20150519072548494770i

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *