Logo Jornal Interação

rapunzel_foto-adriano-goncalves

Contemplada no Prêmio Artes Cênicas de Minas Gerais 2015 e no edital Trilha Cultural – BDMG, a Trupe retoma a montagem de Rapunzel em circulação pelo interior de Minas Gerais. Na rota das cidades mineiras que receberão o espetáculo estão: Araguari, Araxá, Ituiutaba, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia, com apresentações em praças e escolas públicas da cidade.

Nas praças, reforça a representatividade desses espaços como lugar de encontro, de mobilização e ocupação do que é público, reúne as famílias em momentos de convivência e agrega diferentes públicos. Com esta circulação, a Trupe amplia sua área de atuação para as cidades vizinhas e busca estabelecer novas redes de compartilhamento com escolas, educadores e artistas locais, com foco na formação de público e espectador, estimulando o consumo de expressões artísticas e culturais pelas cidades de Minas Gerais no encontro com novos públicos, relata Maria De Maria – coordenadora do projeto e integrante da Trupe de Truões.

Sinopse

“Eu tive uma patroa alemã uma vez que chamava isso aqui com outro nome. É! Lá na língua enrolada que ela falava rabanete era Rapunt-zel…”, conta a empregada doméstica, Celestina, que transforma sua área de serviço em cenário para o conto de fadas. Um casal de alemães: Hildegarda e Nicolau. Ela, grávida, tem um desejo fortíssimo de comer rabanetes. Ele, com medo, pula o muro da vizinha para roubar alguns. A velha impõe uma condição: deixará ele comer todos os rabanetes, desde que a criança seja dela. Assim começa a história da menina de longas tranças que é mantida numa torre pela bruxa até a chegada do príncipe.

A Montagem

Como um elemento norteador de suas montagens para crianças e jovens, o grupo pesquisa a reelaboração de contos tradicionais, buscando em suas encenações o diálogo com aspectos da cena contemporânea. A construção das cenas de Rapunzel se deu por meio de improvisações, tendo-se como indutores jogos, brincadeiras e músicas do universo popular. A figura da narradora rompe a distância entre atores e plateia e empresta ao espetáculo um tom de contação de histórias. Sua participação define ainda a construção visual do espetáculo que utiliza como adereços objetos de cozinha e área de serviço que constroem a ambientação e vão sendo ressignificados em outros personagens e novos objetos, com a manipulação dos atores. A estrutura proposta se desprende do tradicional palco italiano e pode ser encenada em diversos lugares como praças, pátios de escola, tendas de circo e auditórios.

Serviço:

Espetáculo Rapunzel

Data: 09/10 às 10h30

Local: Barreiro

Entrada Franca

Ficha Técnica

TEXTO: Leonardo Simões

DIREÇÃO: Leonardo Simões e Paulo Merisio

CENÁRIO E FIGURINO: Ney Madeira

ELENCO: Amanda Barbosa, Laís Batista e Ronan Vaz

MÚSICO: Lucas Mali

COMPOSIÇÃO MUSICAL: Dante Carnevale e Eliane Dias

PREPARADORA VOCAL: Daniela Borela

DESIGN GRÁFICO: Luana Oliveira

ILUMINAÇÃO e CENOTÉCNICA: Ronan Vaz

PRODUÇÃO: Thiago Di Guerra

FINANCEIRO: Amanda Aloysa

AÇÕES PEDAGÓGICAS: Ricardo Augusto e Ronan Vaz

COMUNICAÇÃO e DIVULGAÇÃO: Amanda Barbosa e Wesley Nunes

COORDENAÇÃO GERAL DE PROJETO: Maria De Maria

CLASSIFICAÇÃO: Livre

DURAÇÃO: 45 min

Maiores informações:

(34) 3237 9440 | 30862030 | 99172 0574 | 99676 9080 (Thiago) | 99181 0890 (Maria)

trupedetruoes@gmail.com

circulatruoes@gmail.com

www.trupedetruoes.blogspot.com

facebook e instagram /trupedetruoes

rapunzel_foto-valter-coutinho-1

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *