Logo Jornal Interação

livro-domingosA Estação de Autógrafos do FLIARAXÁ é um evento criado para estreitar o contato entre leitores e autores do Festival Literário de Araxá que este ano alcança sua quinta edição e promete superar a marca dos 15.000 visitantes alcançados no ano passado.

O Instituto Consciência & Ação (IC&A), de Araxá-MG, estará bem representado este ano. Sua presidente, a araxaenseSandra Afonso de Castro, estará autografando seu livro “Direito Humanos e Cidadania na Educação”, obra que deu origem ao Instituto, fundado por ela e um grupo de pessoas abnegadas e engajadas na causa.

Sandra é Mestra em Educação pela UNIUBE, convive com os desafios dos Direitos Humanos e pela Paz desde sua juventude, como militante em comunidade eclesial de base (Teologia da Libertação), sócia-fundadora e diretora do Jornal das Geraes (jornal regional, de 1984 a 1993).

O livro éum estudo profundo que desperta os educadores, pais, poder público, comunidade em geral, para uma reflexão, propiciando conhecimento, propondo práticas para uma educação emancipatória, inclusiva. É um alerta para a realidade e um convite sobre sua participação direta na conscientização dos direitos do cidadão e de seus deveres. Traz, em seu conteúdo, uma grande fonte de reflexões e pesquisas sobre o tema,sobre a necessidade,  as possibilidades e formas de incluir essa temática na Educação como importante passo de uma grande jornada em prol de uma sociedade justa, democrática e consciente. Segundo a escritora, Diante da violência, da pobreza política, da injustiça social, faz-se premente a Educação em e para os Direitos Humanos, no cotidiano escolar, assegurando a formação integral do ser humano”.

capa-livro-layoutO Instituto (IC&A) foi criado a partir do estudo realizado pela educadora e advogada, e das propostas inseridas em seu livro, com a finalidade de trabalhar em prol da promoção humana, de seu empoderamento, incentivando e apoiando os seguintes eixos da educação: Educação em e para Direitos Humanos; Educação para a Paz; Educação Ambiental; Saúde Preventiva; Inclusão Digital; Educação Financeira; Alfabetização e Inclusão social, contribuindo assim para a conscientização, para a formação do cidadão ativo na sociedade.

Ainda entre os participantes do FLIARAXÁ-2016 estará, na Estação de Autógrafos, o escritor, editor e desenhista Wagner Matias de Andrade com o livro “O Resgate da Existência” – um romance sobre três amigos, seus desencontros com as grandes paixões de suas vidas e o resgate de o que haveriam de ser, por meio de longas caminhadas urbanas no rastro da memória. Araxaense, colaborador do Correio de Araxá de 1972, Wagner é um dos principais autores do 5S no Brasil e proprietário da Agência Soluções Criativas, em Belo Horizonte. É também um dos fundadores e colaborador constante das atividades do IC&A.
?Outro araxaense e membro ativo do Instituto e que estará participando do evento é Domingos Antunes Guimarães com o seu livro “Conceitos e Conclusões – um jeito diferente de ver e entender o mundo em que vivemos”.Domingos, atuante no área jornalística há anos, proprietário do Jornal EXEMPLLAR, brevemente em sua versão online,tem o dom da palavra, e nos presenteia com uma obra intrigante: mais de 22 mil caracteres e total aproximado de 5000 palavras, do princípio ao FIM sem usar a vogal “a”. O escritor, na contracapa, alerta o leitor para o inusitado: “Este livro possui um conteúdo diferente de tudo que você já viu ou leu em todos os livros. Diferente nos conceitos e no próprio texto redigido, cujo estilo foi o enorme divisor de tudo que existe hoje em livros impressos. Muitos nem percebem isso no primeiro momento. Outros nem sequer creem que isso é possível. Esse foi o meu propósito desde o início”.

Sobre a capa e o complexo de fotos belíssimas (quadros de EsthergildaMenicucci, artista plásticamineira, de Belo Horizonte, reconhecida e premiada internacionalmente) que compõem seu livro, “complemento certo, definitivo e construtivo’, assim se manifesta o escritor: “ Com ele consegui oferecer um duplo presente pro leitor que nos distingue com seu interesse: um texto de reflexões e conceitos, oferecendo como fundo de efeito um místico e infinito mundo de incursões, pelo Universo, que só um ser de luz e infinito poder no conduzir dos pincéis pode exprimir em senti-mentos, riscos, desenhos e perfis, todo o mistério concreto e estéreo que nos envolve”.

Ainda recente, o Instituto Consciência & Ação (IC&A) vem trabalhando com afinco dentro de seu propósito maior que é o de promover a qualidade de vida através da educação e do conhecimento. Para saber sobre o IC&A basta acessar:www.conscienciaeacao.org.br .

carla-mesquita-184Confira abaixo a programação de autógrafos que começou ontem(quinta- feira) e segue até domingo:

Quinta, 15 de setembro

14h | Kátia Paiva autografa o livro Mentalidade de Campeão
15h | Murilo Borges de Castro Alves autografa o livro Caráter, Ética e Relacionamento na Engenharia

Sexta, 16 de setembro

14h | Andréa Pelagagi autografa o livro Soprando meu Dente de Leão – Crônicas de Corrida
15h | Neli Ávila autografa o livro Segredos de Beja
19h | Renato Zuppo autografa o livro Monstruário – O Bestiário da Maldade

Sábado, 17 de setembro

11h | Sandra Afonso de Castro  autografa o livro Direitos Humanos e Cidadania na Educação
12h | Simone Paulino autografa o livro Olhar Paris 
14h | Isabel Rosa Moreira autografa o livro Diversidade Sexual como direito fundamental
15h | Bernardo Porfírio autografa o livro Toalha Origami
16h | Wagner Matias de Andrade  autografa o livro O Resgate da Existência

Domingo, 18 de setembro

14h | Domingos Guimarães autografa o livro Conceitos e Conclusões
15h | Juarez Nogueira autografa o livro Ninauá
16h | José Roberto Pereira autografa o livro O som das Minas: nas Anotações de Malluh

Fotos: Carla Mesquita

carla-mesquita-3
carla-mesquita-198

?

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *