Logo Jornal Interação

’25 de setembro’’

30//08/2016- 18:17

PorEditor1

ago 30, 2016

‘’25 de setembro’’

’O DIA DO RÁDIO’’

                                                                                                                              Francisco José Géa

‘’ Comemoração’’

O dia do rádio,é comemorado no dia 25 de setembro,sendo que esta data ficou estabelecida,em virtude da inalguração da 1º rádio do Brasil, Rádio sociedade do  Rio de Janeiro ,que aconteceu neste dia, que foi inaugurada e fundada pelo radialista  Edgar  Roquete Pinto  , a pioneira emissora foi ao ar no ano de 1923.

’O INVENTOR’’img081

Ficou convencionado que o inventor da rádio,foi o cientista italiano Guilherme Marconi,  entretanto o sistema de ondas sonoras,foi desenvolvido,pesquisado e aprovado,pelo padre gaúcho de nome de Roberto Landell de Moura, que inventou um aparelho composto por 3 válvulas de 3 eletrodios,que transmitia e capitava sons,que eram irradiados por intermédio de energia elétrica, este seu rádio,foi inventado no Estado de São Paulo, na capital e em Mogi das Cruzes, no ano de 1894, muito antes do italiano, entretanto o nosso conterrâneo,não registrou o seu invento e a sua patenta,ficando aí as glórias e os louros pela invenção do rádio para Guilherme Marconi.

AS PRIMEIRAS EMISSORAS DE RÁDIO DO BRASIL

A primeira rádio brasileira, que entrou no ar e com um funcionamento regular foi a RÁDIO SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO, que funcionava na Rua da Carioca, situada no centro da cidade. Em seguida temos a inauguração da RÁDIO CLUBE DE PERNAMBUCO, de Recife (PE), que durante muitos e muitos anos era anunciada pelos seus locutores de estranha maneira assim: “Aqui,fala a Rádio Clube de Pernambuco,falando de Recife, para o mundo.”

Também como as primeiras emissoras temos a RÁDIO CLUBE PARANAENSE de Curitiba, a RÁDIO EDUCADORA DE SÃO PAULO, que tempos depois mudou o seu nome para RÁDIO GAZETA,vindo depois as rádios, “CRUZEIRO DO SUL” do Rio de Janeiro, “RÁDIO SOCIEDADE DA BAHIA” (Salvador), “RÁDIO CEARÁ (Fortaleza), RÁDIO SOCIEDADE RIO GRANDENSE (Porto Alegre), RÁDIO MINEIRA, RÁDIO GUARANI e RÁDIO INCONFIDENCIA ( as 3 de Belo Horizonte).

AS PIONEIRAS EMISSORAS DO INTERIOR

img080

A primeira emissora de rádio que se localizava no interior do Brasil, a entrar em serviços, fora do âmbito das capitais, foi a RÁDIO CLUBE HERTZ, da vizinha cidade de FRANCA(SP), para logo em seguida serem inauguradas  a RÁDIO SOCIEDADE DE JUIZ DE FORA(MG), RÁDIO CULTURA D’OESTE de Lavras(MG), RÁDIO CORREIRO DA SERRA (Barbacena), RÁDIO CLUBE (Santos-SP), RÁDIO DIFUSORA (Formiga-MG), TRIANGULO MINEIRO de Uberaba(MG), RÁDIO CLUBE (Patos de Minas-MG), RÁDIO FEIRA (Feira de Santana-BA), DIFUSORA de Sobral (CE), RÁDIO DIFUSORA (Patrocínio-MG), RÁDIO IMBIARA (Araxá-MG), estas  são as primeiras emissoras, do interior do Brasil.

A VOZ DO BRASIL

Este é o programa de rádio mais antigo do Brasil e também do Hemisfério Sul do continente, seu nome é a “VOZ DO BRASIL”, um programa radiofônico que já entrou para o “Guinnes Bock”, que é o livro dos recordes. Ele é irradiado desde o dia 3 de janeiro de 1938 e foi idealizado e criado pelo então Presidente GETÚLIO VARGAS. O mesmo vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 19:00 horas, sendo que existe uma proposta das emissoras de rádio, que o mesmo seja mudado para o horário das 23:00 horas, ou até mesmo que ele seja terminado, porém estas propostas, até o presente momento, ainda não houveram nenhuma definição. A “HORA DO BRASIL” é um programa obrigatório, sendo que ele é gerado em Brasília(DF) e para grande parte da população, quando ouvem os acordes musicais do prefixo, executando a abertura da obra clássica de “O GUARANI”, de Carlos Gomes, é chegado o momento de desligar o rádio.

Para muitas emissoras, do país, este programa chega como um verdadeiro “tormento”, principalmente para as emissoras de rádio que irradiam partidas de futebol, no meio da semana, e que tem o seu início neste horário, que o digam os Departamentos de Esportes e o Jurídico da RÁDIO ITATIAIA de BH.

“ A TRAGETÓRIA DO RÁDIO NO BRASIL”

Muito antes de ganhar a simpatia dos brasileiros o rádio conquistou uma fiel audiência na Europa e nos Estados Unidos. Uma das grandes provas de sua influência na vida dos americanos, aconteceu quando o jovem ator cineasta Orson Welles, fez uma narrativa revolucionária do livro “A GUERRA DOS MUNDOS” de H. G. Wells, quando usando efeitos de sonoplastia e muita dramatização, ele fez com que milhares de pessoas acreditassem que a Terra estava sendo invadida por marcianos. O caos foi geral, com pessoas acreditando que aquelas transmissões radiofônicas fossem verdadeiras, quando as pessoas saíram correndo pelas ruas de Nova York e com alguns casos de suicídio. Tudo isto, aconteceu no alvorecer do rádio nos Estados Unidos.

No Brasil, a primeira fase de sucesso do rádio aconteceu quando a Rádio Nacional (PRE-8), do Rio de Janeiro, alcançou a primeira grande audiência radiofônica do País. A Rádio Nacional, lançou vários artistas em suas radio novelas e muitos cantores em seus programas de auditório. A sua preferência era disputada pelas Rádios Mayrink Veiga (PRA-9), do Rio de Janeiro, com a RÁDIO RECORD de São Paulo, que levava o prefixo de PRA-5, ao lado das RÁDIOS TUPI  do Rio de Janeiro e de São Paulo. Nesta época ainda não havia a televisão, possibilitando o público brasileiro em dividir a audiência com estas emissoras de rádio, sendo que as emissoras locais, ainda estavam chegando nos pequenos municípios do interior, e não chegavam a preocupar estas gigantes da radiofonia. ( Continua na próxima edição ).img079 - Cópia

 

 

 

 

 

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *