Logo Jornal Interação

“Apresentação”img072

Os mitos não envelhecem, mas os homens sim. Pelé, o eterno “rei do futebol”, este ano chega aos 76 anos de idade e como é natural, os livros, os jornais e o noticiário em geral, começam a inundar as livrarias e as bancas de revistas e jornais. Todos querem noticiar e informar algo a respeito do mesmo, principalmente agora em que ele foi impedido de participar da abertura das Olimpíadas por motivos de saúde.

“Livros”

No mar de publicações sobre o “Rei do Futebol”, dois novos títulos são obrigatórios para os seus fãs, colecionadores e para quem gosta de futebol, que são:

“Minha vida em imagens”

Autor: Edson Arantes do Nascimento (Pelé)

Editora: Cossac Naify

150 páginas

“Pelé setenta”

Autor: Vários

Editora: Realejo Brasileira

159 páginasimg073

Sendo que são duas obras luxuosas, que vão agradar a todos, principalmente os torcedores do Santos F.C., pois em ambos os livros, estão recheados de fotos e textos das muitas conquistas do Pelé e do Santos, principalmente aquelas das décadas de 60/70, quando Pelé estava no auge de sua carreira.

“Os filmes que tiveram a participação de Pelé”

Título: “O preço da vitória”

Direção: Oswaldo Sampaio

Ano: 1959

Trata-se de um filme documentário, em preto e branco, mostrando as dificuldades que Pelé teve no início da carreira, principalmente quando foi convocado pela primeira vez para servir a seleção brasileira.

Título: “Isto é Pelé”

Direção: Luiz Carlos Barreto

Ano: 1974

Outro excelente filme documentário, com cenas em preto e branco e algumas em cores, filme narrado por Sérgio Chapelin, mostrando Pelé no auge de sua forma, com seus mais bonitos gols e lances, onde o espectador pode verdadeiramente ter a certeza de que ele realmente foi um fora de série e sem dúvida alguma, ele foi o melhor jogador de futebol que já apareceu em todo o universo. Um filme digno de ser visto e conhecido.

Titulo: “Fuga para a vitória”

Direção de John Huston

Ano: 1981

Título original: “Escape to victory”

Cor: Tecnicolor

Cia produtora: Fox filmes

Elenco: Sylvester Stallonne, Michael Caine, Max Von Sidow, que atuam ao lado dos melhores jogadores de futebol daquela época, entre eles:

Pelé (Brasil), Russel Osman (Inglaterra), Paul Van Himst (Bélgica), Mike Summer Bee (Inglaterra), John Wark (Escócia), Kazimierz (Polônia), Soren Lindsted (Dinamarca), Halvvar Thoresen (Noruega), Bobby Moore (Inglaterra), Co Pris (Holanda), Oswaldo Ardiles (Argentina).

Sendo que todos estes atletas interpretam os seus papeis como prisioneiros aliados e que são obrigados a realizarem uma partida de futebol de vida ou morte contra a seleção alemã, tendo como cenário a Segunda Guerra Mundial, partida esta, que é vencida pelos prisioneiros com um gol de Pelé, de bicicleta, resultando dessa vitória, uma gloriosa fuga dos craques prisioneiros.

Trata-se de filme do grandioso “cinemão” americano, pouco conhecido do público e que precisa ser visto, conhecido principalmente, para quem gosta de futebol e de cinema também, é lógico.

Há de se registrar que a direção deste filme é de John Huston, uma das mais autenticas lendas do cinema americano, tendo ele em seu currículo obras premiadas como “A relíquia macabra”, “O tesouro de Sierra Madre”, O segredo das jóias”, “Uma aventura na África”, “A Bíblia”, “Os desajustados” e muitos outros sucessos.

(Fim)

Francisco José Géa

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *