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5555Aulas interdisciplinares proporcionadas pelo novo conteúdo curricular, com a inclusão da disciplina “Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM)”, vêm apresentando resultados surpreendentes na comunidade escolar. A inovação foi implementada pelo Governo de Minas Gerais no ensino médio noturno e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de resolução 2842/16, publicada no Diário Oficial do Estado no primeiro semestre deste ano. Toda as escolas estaduais, a partir de orientações da Secretaria de Estado de Educação (SEE), adotaram a disciplina DIM e ganharam  nova motivação para a educação dos alunos do período noturno. As reformulações incluem, além da nova disciplina, flexibilidade no horário de entrada conforme as necessidades dos alunos de cada escola e readequação do quadro de horários, respeitando as particularidades desse público. “O aluno do ensino noturno geralmente é um ‘trabalhador-estudante’ ou uma jovem ‘mãe-estudante’, então a atividade principal não é a escola, mas o trabalho ou os filhos, no caso do ensino médio e do EJA. Assim, com este olhar, a Secretaria de Educação começou a observar o que a escola deve oferecer para os alunos neste perfil”, afirma o diretor de Ensino Médio da SEE, Wladmir Coelho.Com a nova estrutura, um horário semanal é reservado às aulas de DIM, ministrada por três professores ao mesmo tempo. Nas primeiras aulas oficiais de 2016 os estudantes esclareceram suas dúvidas sobre a novidade e deram o pontapé inicial para elaboração de projetos. Como parte do processo de renovação do currículo, os estudantes foram estimulados a pensar projetos de acordo com seus interesses, com liberdade para fazer propostas, se reunir em grupos e tranformar projetos em ciência na prática. O resultado são projetos de sustentabilidade, gastronomia, cultura e outras áreas concebidos e tocados  pelos alunos. “Trabalhar com projetos nas escolas não é novidade. A inovação é a escola reservar um momento especifico, em 45 minutos semanais, com três professores, para orientar projetos que foram sugeridos coletivamente pelos alunos. Os temas partem do diálogo entre a escola e a comunidade. O objetivo com o DIM é tornar o conhecimento científico uma ação humana e, assim, uma identificação do aluno com a prática da ciência”.

Por Editor1

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