Logo Jornal Interação

Oldair - FotoComeçou ontem (dia 21) e prossegue até o próximo domingo dia 24 o 1º Festival de Sorrisos e Monólogos de Araxá que tem à sua frente a idealização e coordenação da Oldair Fialho Espetáculos e Produções.

Oldair Fialho ( foto) sempre foi muito participativo no meio artístico, em Araxá em Minas e até no exterior.Esse Festival em Araxá, já a algum tempo em sua agenda era bastante esperado, e pelo seu apurado gosto artístico e um perfeccionismo extremo em tudo o que faz promete ser um evento de muita qualidade e que com certeza passará a fazer parte do calendário anual de eventos de Araxá.

Todos os espetáculos são sucesso de público e crítica. Várias são as premiações:  Melhor espetáculo, melhor ator, melhor atriz, melhor cenário, trilha sonora, adaptação de texto, e premiações internacionais. A abertura aconteceu ontem dia 21 com a Comédia de um homem só, dia 22 (Sobre Anjos e Grilos), dia 23 (Pois é vizinha) e dia 24/07/2016 encerramento com o espetáculo, O Bêbado. Os espetáculos são de Curitiba e Porto Alegre e prometem momentos de muita alegria e descontração em contraponto a tantos problemas do cotidiano. Todas as apresentações acontecerão no Teatro Municipal, sempre a partir das 20:00 hs com entrada gratuita.

A retirada dos ingressos, serão feitas individualmente (limitadas a 1 ingresso por pessoa), no Teatro Municipal sempre no dia anterior da apresentação.O projeto tem apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e o patrocínio da CBMM, realização Oldair Fialho Espetáculos e Produções.

A experiência, vivência e conhecimento de Oldair no meio artístico, facilitou muito a coordenação e realização deste sonho, que certamente deixará saudades na platéia e com gosto de quero mais.

Oldair Fialho é artista plástico, ator, bailarino, professor e diretor de teatro, nascido em Raul Soares MG e radicado em Araxá. Sua iniciação artística começou bem cedo, em 1968, quando participou do 1º Festival de Musica popular Brasileira em sua terra natal, conseguindo a vitória como melhor intérprete, façanha repetida também no 3º Festival da Musica Popular Brasileira de Rio Novo-MG. Em 1983, estreou em Araxá com a peça “Reconstrução” e depois “Paixão de Cristo”. No ano de 1984, em parceria entre o grupo teatral de Araxá e Belo Horizonte, participou da peça“Liberdade Liberdade” de Millôr Fernandes, encenada nos estados de Minas Gerais e Espirito Santo.

Em 1985, o espetáculo “Sonhos de uma noite de Velório” lhe confere o titulo de ator revelação do Teatro Mineiro, no 10º Festival de Teatro de Minas Gerais em Governador Valadares.  Em 1986, sagrou-se o melhor do ano em Araxá na Dança e Teatro. Entre outros trabalhos na região foi professor de teatro na “ARAFÉRTIL”. Em 1987, escreveu e dirigiu o espetáculo “ Segurança no Lar” para a SIPAT pela empresa “ Fertilizantes Fosfatados S/A” FOSFÉRTIL.

Em 1988, em São Paulo, alem de trabalhos como ator e diretor, participa de dezenas de cursos teatrais das “Oficinas Culturais Três Rios” e se profissionaliza. Em 1991, a FETEMIG – Federação de Teatro de Minas Gerais, realiza a 1ª Mostra de Teatro em Araxá, através de seu polo teatral do Alto Paranaíba tendo Oldair Fialho como coordenador do polo. Trabalhou como ator no seriado “O Cometa” da TV Bandeirantes.

No cinema, dirigiu “Minha Senhora Solidão” de Alberto Araújo, filme que participou do 1º Festival Latino Americano de Vídeo em Super-VHS em Florianópolis, recebendo o prêmio de melhor roteiro, melhor ator(Alberto Araújo) e indicação de melhor trilha.  Nesse mesmo Festival, como ator, participou na categoria de Vídeoem Super-VHS Clip com 7 minutos, vídeo esse que foi agraciado como melhor na categoria e indicado como melhor vídeo do 1º Festival Latino Americano de VídeoSuper-VHS em Florianópolis.

Nos Estados Unidos além de atuar como ator, ministrou aulas de esgrima para os atores participantes do filme Republica Dominicana. Foi também naquele país que estudou Artes Plásticas e desenvolveu sua técnica em fauxfinishpainting ,o que lhe rendeu dezenas de trabalhos no Norte e no Sul, na “Flórida” nos Estados Unidos e outros também no Brasil.
Parte da equipe de produção do  Festival

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *