Logo Jornal Interação

apresentacao_robson_vasconcelos_92Religiosidade, comidas típicas, danças e brincadeiras se reúnem durante junho e julho para brindar uma tradição que envolve gerações. Nesta época, as escolas, ruas e praças de Minas Gerais começam a se encher de cores e alegria com as festas juninas. “Minas Gerais é um estado que absorve culturas populares de raiz. Dançamos quadrilha de um jeito peculiar, imitando o caminho da roça, quando o homem do campo sai do trabalho e vai para as festas. Encenamos também o casamento na roça, com muitos elementos caipiras. São tradições que foram se perdendo em outras regiões do país”, relata Rickiesther Paaltiel, 39, presidente do Grêmio Recreativo Escola de Tradições Juninas Nossa Junina. Quadrilhas, fogueiras, cantigas, bandeirinhas, canjica e barraquinhas são alguns dos ingredientes que se tornaram símbolos dessa festa. Religiosos aproveitam a homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro para fazerem as suas simpatias e orações. Apesar da festa ter sido trazida por colonizadores portugueses, ela ganhou adaptações para ressaltar e agregar as características da cultura brasileira, através de elementos rurais, ritmos musicais brasileiros e comidas wwwqqwelaboradas principalmente a base de milho. Essa rica manifestação cultural vem sendo cada vez mais valorizada e fomentada pelo Governo de Minas Gerais, que visa conservar as tradições enraizadas no Estado. “É válido ressaltar que essa é a primeira vez que o poder público estadual abre as portas e os caminhos para essa festa tão genuína. Apesar de típica, antes não tínhamos essa visibilidade que a Secretaria de Cultura está nos proporcionando agora”, complementa o presidente.

PROGRAME-SE:

As cidades mineiras já começaram as suas comemorações. Conheça as principais festas do Estado.

1 –  6º Festival de Quadrilhas Juninas de Uberlândia:

O festival traz quadrilhas convidadas de vários estados do Brasil e também um concurso de quadrilheiros da região que concorrerão a premiações.

Dias 03, 04, 05, 10, 11, 13, 17, 18 e 19 de Junho

Local: Praça do Terminal em Uberlândia – MG

2 –  1º Arraial da Oeste:

O grupo se prepara para participar do Arraial de Belô 2016 através de uma quadrilha junina.

Dias: 18 e 19 de junho

Local: Parque Estrela Dalva – Rua Costa do Marfim – Conjunto Estrela Dalva regional Oeste de Belo Horizonte – MG

3 –  Arraial de Belô 2016:

A valorização das raízes e a apresentação de agentes simbólicos da arte, cultura e tradições de Minas Gerais fazem do “Arraial de Belô” uma das festas mais representativas do Estado e da capital.

Dias: Grupo de Acesso e Festival Estadual: 24, 25 e 26 de junho

Grupo Especial: 02 e 03 de julho

Local Praça da Estação – Belo Horizonte – MG

4 – 25ª edição do Julifest – Itabirito

Daniela Mercury e Arlindo Cruz estão entre as atrações da festa, que traz a tradição das comemorações juninas com comidas típicas, quadrilhas e barraquinhas.

Dias: 14 a 17 de julho

Local: Itabirito – Minas Gerais.

5 –  Arraial da Pipoca Doce

O grupo se prepara para participar do Arraial de Belô 2016 através de uma quadrilha junina.

Dias: 24 e 25 de julho

Local: bairro Jardim América – Belo Horizonte – MG

6 – Arraialzinho do Memorial – Belo Horizonte

O Coletivo MundicÁ convida para o São João mais colorido da cidade, com brincadeiras, cantigas e danças! Coloque aquele vestido de chita, capriche no remendo na calça, no chapéu de palha, e venha com muita alegria para dançar nosso São João!

Dia: 19 de junho

Local: Sala de Leitura – Praça da Liberdade, s/n˚ – Memorial do Vale – Belo Horizonte – MG

EM ARAXÁ:

No município de Araxá a Secretaria Municipal de Turismo, a TV Integração e vários parceiros e entidades religiosas estão promovendo atividades e eventos alusivos  às festas juninas.
apresentacao-de-quadrilha-no-arraial-de-belo arraial casamentojunino cuzcuz DSC09002 festajunina imagesee índiceee índiceeeee rrrrr

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *