Logo Jornal Interação

DOS PREFEITOS E VEREADORES

17//06/2016- 13:50

PorEditor1

jun 17, 2016
Stefan Bogdan Salej
Stefan Bogdan Salej

O calendário está cheio. Jogos Olímpicos, processo de impeachment da Presidente da República, Acrônimos, Lava Jato, Zelotes, ajuste fiscal, eleições nos Estados Unidos, ainda bem-querer a Copa América acabou para o Brasil, mas continua o torneio europeu com futebol interessante, sem falar no dia a dia da vida empresarial, com a luta por encomendas, pagamento de impostos, pressão de fiscalização de todos os tipos, cores, e maneiras. E sem falar em protestos que fecham as ruas, avenidas, praças e a preparação para negociações salariais para todolado.

Sua vida está cheia e agitada. A política bate na sua porta, entra adentro da sua loja, fábrica, escritório, contamina a vida cotidiana e em nada parece que melhore a situação. E lá se vai o xingatório clássico do cidadão brasileiro a respeito de política e dos políticos, que nem pode ser repetido, mas que cada leitor vai repetir mais uma vez lendo este artigo. É isso mesmo! É assim mesmo, e a pergunta é quando vai melhorar e como melhorar.

Começamos mais um vez com o básico: seu RG e titulo de eleitor. Você tem que se conscientizar que essa é uma arma poderosa  que você tem e não usa. E a chance é agora, já que você deixou seu deputado falando da progenitora, do marido, da família e não sei o que mais no Congresso, sem pensar muito e agir em seu nome, sem o qual não seria eleito.

Em menos de quatro meses vamos ter eleições municipais. Você e sua empresa moram, vivem e trabalham num município. Analisemos um pouco o que está acontecendo e vai acontecer.

 

Então, o atual prefeito foi bom para você e seus negócios? Nos últimos quatro anos, as condições de trabalho no município melhoraram? E se ele for candidato à re-eleição, dos projetos que prometeu, quais cumpriu e quais não? E os impostos municipais? A fiscalização é correta ou coercitiva? O contrato de concessões de iluminação, águas e esgotos, transportes, beneficiaram a quem?

Tem Câmara de Vereadores que legisla no município. E as leis que votaram, significam melhoria de vida para você, seus concidadãos , sua empresa, seus funcionários? Você sequer lembra do nome do vereador em quem você votou?

Os candidatos tem ficha limpa? Ou você tolera o “rouba mas faz”. Faz para quem? Eles têm projetos exequíveis, têm ideia de como é administrar um município? E se for empresário, quer servir a quem e porque quer servir a comunidade, perdendo nos negócios? E as entidades empresariais tem projetos para oferecer ou o apoio é só para ajudar nos negócios dos seus líderes?

Comece a se mexer como cidadão e assuma esse papel, porque em 2018 o jogo ainda será mais pesado e vai exigir mais responsabilidade na hora do voto. Treine desde já nas eleições municipais e mude de atitude passiva para voto ativo. Simplesmente, seja cidadão.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *